OLEIROS: Recuperação do potencial ecológico da Ribeira de Oleiros em curso

Município de Oleiros deu início aos trabalhos de execução da candidatura.

OLEIROS: Recuperação do potencial ecológico da Ribeira de Oleiros em curso

No seguimento da aprovação de candidatura apresentada ao PDR2020 - Programa de Desenvolvimento Rural 2014-2020, inserida na Operação 8.1.5 Melhoria da Resiliência e do Valor Ambiental das Florestas, com a tipologia "Proteção de Habitats e Promoção da Biodiversidade", o Município de Oleiros deu início aos trabalhos de execução da referida candidatura, explica em nota enviada à comunicação social.
Ainda segundo a autarquia, pretende-se recuperar o potencial ecológico da Ribeira de Oleiros, numa extensão de 8,5 km, propondo-se intervenção numa área de 23,32 ha, desde o Pisão até ao Lagar do Milrico. As operações em causa realizam-se no leito, corpo de água e galeria ripícola, com o objetivo de garantir a sua funcionalidade, através da recuperação do seu potencial ecológico e paisagístico, promovendo a proteção destes habitats e da sua biodiversidade, sendo executadas com recursos exclusivo a meios manuais e/ou meios mecânicos simples.
“Estes espaços carecem de intervenção, uma vez que as suas margens e até partes do leito se encontram ocupados por vegetação invasora e não autóctone, comprometendo as mais-valias que as espécies, ditas ripícolas, conferem a este tipo específico de habitats. Pretende-se assim potenciar e diversificar o contributo ambiental destes espaços, inseridos em espaços florestais, e devolver ao terreno uma infraestrutura ecológica de importância para a valorização ambiental com uma gestão sustentável”, lê-se na mesma nota.

Partilhar: