
A primeira de várias Visitas Guiadas e Encenadas, que vão decorrer em várias freguesias do concelho nos próximos dois anos realiza-se dia 24 de julho, às 09:00, no Estreito, freguesia de Estreito-Vilar Barroco, informa a Câmara Municipal de Oleiros em nota enviada à comunicação social.
A concentração dos participantes acontece às 08:30, para uma ação que, de acordo com a autarquia, contempla “a realização de um percurso guiado e encenado que leva os visitantes à descoberta de vários pontos de interesse da aldeia”. Os guias locais serão Paula Mateus e o Padre José António. A encenação estará a cargo da Companhia de Teatro Váatão e o acontecimento conta ainda com a participação do Grupo de Cavaquinhos do Estreito. O evento decorrerá de acordo com as normas definidas pela DGS, estando a lotação limitada e ocorrendo por ordem de reserva.
As inscrições são feitas na Casa da Cultura de Oleiros, através do 272 680 230 ou presencialmente, até ao dia 20 de julho (amanhã), às 17:30.
De relembrar que a atividade decorre de acordo com as normas emitidas pela DGS e que a sua realização poderá ser reavaliada se a atual situação pandémica se alterar. A ação insere-se no âmbito do projeto intermunicipal Beira Baixa Cultural 2.0, promovido pela Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB) e municípios constituintes (Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão). Segundo uma estratégia de Programação Cultural em Rede, o projeto é financiado pelo Centro2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) da União Europeia.