OLEIROS/Covid-19: Comissão Municipal de PC Alargada reuniu hoje

Rádio Condestável é parte integrante desta comissão.

OLEIROS/Covid-19: Comissão Municipal de PC Alargada reuniu hoje

A Comissão Municipal de Proteção Civil Alargada de Oleiros reuniu esta manhã, por videoconferência.
Entre outros assuntos foi feito o ponto de situação da evolução pandémica ao nível deste concelho que ainda não atingiu o pico no mapa de risco, deu conta a Delegada de Saúde Pública do Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Interior Sul (ACESPIS), Manuela Vaz. Deste modo este concelho segue a tendência nacional mas ao nível de taxas de incidência “ainda não é dos que está pior”, notou a responsável, ilustrando que “até ao dia de ontem era o único concelho que ainda estava no vermelho menos escuro porque o resto já estava tudo no vermelho escuro”.
Manuela Vaz referiu ainda que, embora o número de casos tenha aumentado, o número de internamentos em cuidados intensivos “está a diminuir” o que vem cimentar que a “Ómicron provoca doença ligeira. Temos muita gente com sintomas ligeiros (o contrário da variante Delta). Esta variante é mais transmissível mas é menos perigosa em termos de saúde”. A mesma responsável fez referência a estudos recentes que apontam para uma eventual “imunidade em relação ao vírus da família Covid”.
Manuela Vaz fez ainda questão de lembrar que o número de óbitos no concelho de Oleiros tem sido muito baixo. Desde o início da pandemia há a registar três falecimentos.
Ainda nesta reunião, o vice-presidente da câmara, Miguel Marques, deu conta que o Plano Municipal de Proteção Civil tinha sido de novo ativado devido à situação pandémica que o país atravessa e assim se vai manter até que a situação o justifique.
De acrescentar que esta Comissão Municipal de Proteção Civil Alargada tem reunido todos os anos, sempre com a presença da Rádio Condestável (RC) sendo parte integrante da mesma.
De referir que a Condestável está incluída nos Planos Municipais de Emergência de dois concelhos (Oleiros e Sertã). Quanto à Sertã, a RC também integra essa comissão mas há muitos anos que não é chamada a participar, eventualmente por não se realizarem estas reuniões alargadas.

Partilhar: