PAMPILHOSA DA SERRA: Bandeiras foram hasteadas nas praias do concelho

Cerimónia aconteceu ontem e foi simbólica.

PAMPILHOSA DA SERRA: Bandeiras foram hasteadas nas praias do concelho

As Bandeiras Azul, Acessível e Qualidade de Ouro foram ontem, 8 de julho, hasteadas nas praias fluviais de Pampilhosa da Serra.
“Este momento que se vai repetindo todos os anos”, nas palavras de Jorge Custódio, Vice-Presidente da Câmara Municipal, é um “motivo de orgulho”. “Este é um esforço que é feito durante o ano todo”, sendo que o hastear das bandeiras é “apenas o culminar de todo o trabalho”, frisou em nota enviada à comunicação social.
Nesta época balnear, Pessegueiro e Janeiro de Baixo fazem o pleno e veem erguidas as três bandeiras (Azul, Qualidade de Ouro e Acessível), enquanto que Santa Luzia recebeu o galardão Qualidade de Ouro, atribuído pela Quercus e a Bandeira Azul, atribuída pela Associação Bandeira Azul da Europa. Quanto à Praia Fluvial de Pampilhosa da Serra, pelos motivos que já são conhecidos, este ano conta apenas com a distinção “Praia Acessível”, ainda que esteja a funcionar na sua plenitude, descreve a autarquia pampilhosense.
Para ser atribuída a classificação “Praia Acessível”, os espaços devem ter um conjunto de condições que permitam o seu uso universal, sem colocar em causa a idade ou dificuldades de mobilidade. Jorge Custódio salientou que a Câmara Municipal tem-se preocupado em “diminuir essas barreiras físicas e criar condições de acessibilidade por parte de todos os utilizadores”.
Quanto à Bandeira Azul, que premeia o cumprimento de um conjunto de critérios de natureza ambiental, de segurança, conforto dos utilizadores e sensibilização ambiental é, para o Autarca, “uma garantia para os utilizadores de que encontram um produto diferenciador”. Mais diferenciador se torna se ao azul juntarmos o “ouro” do galardão atribuído pela Quercus, que distingue sobretudo a qualidade da água balnear das praias portuguesas.
Por todas estas características, o Vice-Presidente da Câmara Municipal assegura que “quem utiliza as praias do concelho pode vir em segurança porque com toda a certeza vão encontrar praias de excelência, praias únicas”, finaliza a edilidade.

Partilhar: