PAMPILHOSA DA SERRA: Cabril acolheu viagem pelos saberes e sabores

No passado dia 19 de junho.

PAMPILHOSA DA SERRA: Cabril acolheu viagem pelos saberes e sabores

A freguesia do Cabril, concelho de Pampilhosa da Serra acolheu no passado dia tem, dia 19 de junho, uma experiência de imersão nos sabores e saberes de Pampilhosa da Serra. Os produtos e recursos típicos do território (maranho, mel, filhó espichada e medronho) estiveram assim em evidência no evento, que contou com uma forte componente de sensibilização, tanto na vertente ambiental, como relativamente à necessidade de manter e estimular a produção local, enquanto atividade propulsora do desenvolvimento socioeconómico, relembra a câmara em nota enviada à comunicação social.
Luís Estevão, presidente da direção da cooperativa Pampimel, destacou que este tipo de “iniciativas são boas para trazer pessoas ao território”, dando a conhecer “produtos de qualidade superior”. “Comprando aos nossos produtores locais é uma forma de manter gente nestes territórios e de promover os nossos produtos e tradições”, acrescentou.
Foi neste contexto pedagógico, mas também prático e em ambiente de convívio, que os participantes descobriram as particularidades de alguns produtos endógenos, através de workshops, momentos de degustação ou ações de sensibilização. No período da manhã, o evento contou ainda com uma caminhada de sete quilómetros, com interpretação da fauna e da flora envolvente, que pretendeu fomentar a preservação, valorização e conservação do património natural e paisagístico do território, continua a câmara.
Todas as atividades previstas no programa, inclusivamente o almoço-convívio, decorreram no Atelier da Filhó, na aldeia do Cabril. O evento contou com a colaboração da empresa Lenda da Beira, da Real Confraria do Maranho, da Cooperativa Pampimel e da Junta de Freguesia do Cabril.

Partilhar: