PAMPILHOSA DA SERRA: “Comunidade em Movimento” reuniu coletividades do concelho

O projeto CLDS 4G Pampilhosa Inspira-ação!, em parceria com a Casa do Concelho da Pampilhosa da Serra, realizou na passada quarta-feira, dia 21 de abril, o 1º encontro entre coletividades.

PAMPILHOSA DA SERRA: “Comunidade em Movimento” reuniu coletividades do concelho

A iniciativa, que fruto do atual contexto decorreu via online, reuniu várias coletividades com sede nas oito freguesias do concelho e contou com a moderação do presidente da Direção da Casa do Concelho, José Ferreira. A ação permitiu mostrar o trabalho de parceria que o CLDS realiza com as coletividades, assim como partilhar experiências e dar a conhecer o que cada coletividade desenvolve, pode ler-se numa nota enviada à comunicação social.
Ao longo do encontro, foi possível aferir que, após um ano, o impacto da pandemia COVID-19 e as medidas necessárias à sua contenção, traduziram-se num choque severo, não só ao nível financeiro, mas sobretudo ao nível social, recreativo e cultural, com a privação dos eventos anuais, a que as coletividades estavam habituadas e que, anualmente, mobilizavam centenas de pessoas em momentos de convívio e animação.
A desertificação, a solidão, o isolamento e a necessidade de confraternização, retratam o atual cenário na maioria das aldeias do concelho. Por esse motivo, as coletividades, em parceria com os projetos comunitários e outras entidades, estão motivadas para reverterem a situação, procurando encontrar soluções e criar sinergias para um trabalho futuro em prol do desenvolvimento comunitário local e concelhio, lê-se ainda.
Refira-se também que o projeto CLDS 4G Pampilhosa Inspira-ação, em execução no concelho desde junho de 2020, faz um balanço positivo da iniciativa, tendo ficado ainda patente a importância de um papel mais interventivo ao nível do associativismo dos jovens do concelho.

Partilhar: