PAMPILHOSA DA SERRA: Diretor do ACES PIN preocupado com falta de médicos

Visita ao concelho visou tomar o pulso à situação.

PAMPILHOSA DA SERRA: Diretor do ACES PIN preocupado com falta de médicos

O novo Diretor do Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Interior Norte (ACES PIN), Victor Bernardo, esteve, ontem à tarde, de visita à Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra com o intuito de se apresentar, perante o executivo municipal e de se inteirar da situação do setor da saúde concelhio. De entre os assuntos abordados, a autarquia pampilhosense salienta, em nota enviada à comunicação social, “a clara e manifesta falta de pessoal médico no concelho de Pampilhosa da Serra, quer no Centro de Saúde concelhio, como nas duas extensões existentes em Dornelas do Zêzere e Unhais-o-Velho”.
Jorge Custódio, presidente da câmara, reforçou que o território possui uma população muito idosa e uma vasta área de 400 quilómetros quadrados, fatores que intensificam a necessidade de um atendimento médico de qualidade e em quantidade.
Victor Bernardo, que se fez acompanhar do seu antecessor, Avelino Pedroso, compreendeu esta preocupação, afirmando que é recíproca e que será uma batalha na qual irá lutar lado a lado com a câmara. Para o efeito, anunciou que se encontra aberto o procedimento concursal para a colocação de dois médicos no concelho, procedimento esse que deverá estar concluído até fevereiro do próximo ano. Ainda assim, e após diálogo com o executivo, no sentido de se encontrarem outras soluções, surgiu o desafio de se encontrarem benefícios ou regalias que se possam oferecer ao pessoal médico afeto ao concelho, por parte da autarquia, de modo a que seja mais atrativa a sua colocação neste território, dá-se conta na mesma nota.
A terminar, a vice-presidente Alexandra Tomé sensibilizou o diretor para a importância da manutenção do transporte gratuito para consultas programadas, um serviço articulado em estreita ligação entre a câmara, a Administração Regional da Saúde do Centro e os Bombeiros Voluntários de Pampilhosa da Serra. Victor Bernardo elogiou ainda o modo como a edilidade e o Centro de Saúde se organizaram no processo de vacinação, obtendo resultados acima da média nacional.

Partilhar: