
O executivo municipal da Pampilhosa da Serra, no âmbito do Dia Internacional da Mulher, homenageou ontem, dia 8 de março, dez mulheres Ucranianas a residir atualmente no concelho, numa cerimónia que decorreu no Salão Nobre da câmara municipal, refere a autarquia pampilhosense.
Jorge Custódio, presidente do município aproveitou a ocasião para transmitir às mulheres ucranianas que “todas ocupam um lugar especial no coração” dos pampilhosenses, desejando ainda que, enquanto o conflito no Leste da Europa não termina, possam “encontrar neste concelho o lado familiar” que lhes foi “roubado”. “Apesar de estarem longe da vossa terra e da vossa família, neste dia especial queremos dizer que estamos convosco e que continuamos a gostar muito de vos ter junto a nós”, expressou ainda o autarca. Do mesmo modo, o presidente dedicou também palavras de estima e admiração a todas as mulheres pampilhosenses, pode ler-se na mesma nota.
A vice-presidente, Alexandra Tomé, por sua vez, descreveu que a intenção da autarquia “desde o primeiro momento” foi fazer com que a comunidade Ucraniana se sentisse em casa, apesar de reconhecer que “é muito difícil fazer alguém sentir-se em casa quando se está longe dela”. “Esperamos que um dia possamos ser nós a visitar-vos na vossa casa, porque isso iria significar que estava tudo mesmo bem”, desejou.
Nesta sessão houve ainda espaço para a “apresentação de um curto documentário que procura enaltecer a resiliência, força e determinação destas mulheres através dos seus testemunhos, recordando-nos que mesmo nos piores momentos podemos encontrar coragem, esperança e fé, para lutar e sonhar”, descreve também a referida nota.
Recorde-se que, em 1975 as Nações Unidas instituíram o dia 8 de março como o Dia Internacional da Mulher, uma data que simboliza uma luta de mais de 150 anos por direitos e igualdade.