PAMPILHOSA DA SERRA: “O Interior da Educação no Centro da Natureza”

Primeiro encontro começou ontem e prolonga-se até segunda-feira.

 PAMPILHOSA DA SERRA: “O Interior da Educação no Centro da Natureza”

Começou ontem, o I Encontro “O Interior da Educação do Centro da Natureza”, com uma sessão de boas-vindas a José Pacheco, professor, pedagogo e mestre em Ciência da Educação pela Universidade do Porto, que defende um sistema de ensino que rompe com o padrão “tradicional”, explica a Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra em nota enviada à comunicação social.
Este encontro vai prolongar-se até à próxima segunda-feira, sendo que estão previstas quatro sessões subordinadas ao tema “Um Aprilis da Educação Inserido no Périplo do Prof. José Pacheco em Portugal”. Estas sessões, serão destinadas a grupos alvo distintos, como decisores políticos, técnicos municipais, pais e encarregados de educação, e também a professores, colaboradores e alunos do Agrupamento de Escolas Escalada de Pampilhosa da Serra.
Como dá conta a autarquia, José Pacheco é um crítico confesso do modelo tradicional de ensino, por considerar que está obsoleto, sendo que, entre outras ideologias, defende que a aprendizagem deve ter por base valores como a autonomia, a liberdade ou a entreajuda. Partindo deste pressuposto, o professor e pedagogo, considera que o aluno deve ser respeitado como ser humano que é, consciente e autónomo, e que o ensino não deveria reger-se por divisão de turmas ou idades.
Assim, é a partir deste “aprilis na educação” que, ao longo dos próximos dias, os vários grupos conversarão e partilharão experiências e ideologias, sempre com o objetivo de encontrar metodologias que potenciem a aprendizagem, a educação, mas que, sobretudo, valorizem a individualidade de cada aluno.

Partilhar: