PAMPILHOSA DA SERRA: “Semear no Presente para Colher no Futuro”

Primeira sessão da atividade já aconteceu.

PAMPILHOSA DA SERRA: “Semear no Presente para Colher no Futuro”

Inserido no Plano de Atividades da Bandeira Azul 2021, cujo tema é “Recuperação de Ecossistemas”, decorreu, na Escola Básica D. Eurico Dias Nogueira, em Dornelas do Zêzere, a 1.ª Sessão da Atividade “Semear no Presente para Colher no Futuro”.
Integrada nas Atividades de Enriquecimento Curricular, esta sessão consistiu numa palestra, sobre agricultura biológica e técnicas de cultivo e teve como objetivo contribuir para a dinamização da Horta Pedagógica do Centro Educativo de Dornelas do Zêzere, descreve a Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra em nota enviada à comunicação social.
Uma das técnicas abordadas foi a compostagem, um processo biológico de tratamento de resíduos orgânicos, através do qual o material orgânico é transformado, pela ação de microrganismos, em material estabilizado e utilizável na preparação de corretivos orgânicos do solo e de substratos para as culturas. Os próprios alunos contribuem para o processo de compostagem da Horta Pedagógica, ao colocarem cascas de frutos e legumes provenientes da cantina da Escola, no respetivo depósito.
Como recorda a câmara, “a horta do Centro Educativo de Dornelas do Zêzere é um projeto que conta já com cerca de 10 anos de existência e que tem sido profundamente acarinhado pela comunidade escolar, tendo vindo a receber diversos contributos e a reunir várias parcerias no seu decorrer. De resto, os alunos participam em várias etapas do processo de produção das frutas e legumes, desde a plantação, colheita e consumo, sendo que também as funções social e pedagógica são valorizadas”.
De salientar que, para além de ter como objetivo sensibilizar para a importância das hortas e apelar ao consumo de produtos biológicos, esta horta pedagógica cumpre um papel essencial no que concerne à promoção de hábitos alimentares saudáveis a partir da agricultura consciente e amiga do ambiente.
O Programa Bandeira Azul é um programa de educação para o desenvolvimento sustentável, promovido em Portugal pela Associação Bandeira Azul da Europa, secção portuguesa da Fundação para a Educação Ambiental. Por sua vez, a Bandeira Azul é um símbolo de qualidade que distingue o esforço de diversas entidades em tornar possível a coexistência do desenvolvimento local a par do respeito pelo ambiente.

Partilhar: