PAMPILHOSA DA SERRA: Terminou “O Interior da Educação no Centro da Natureza”

Um “Aprilis” que não deixou ninguém indiferente.

PAMPILHOSA DA SERRA: Terminou “O Interior da Educação no Centro da Natureza”

Foi sob o lema “Um Aprilis na Educação” que, de 4 a 7 de junho, decorreu o I Encontro “O Interior da Educação no Centro da Natureza” em Pampilhosa da Serra e que juntou José Pacheco, professor e pedagogo, a vários grupos com intervenção direta na educação e ensino de crianças jovens.
Este “Aprilis”, que significa abrir ou germinar, consistiu, de acordo com a Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra,  “num despertar de consciência para a necessidade de se repensar as múltiplas particularidades da educação e do ensino”. Alexandra Tomé, considerou que o objetivo passou por fazer com que este encontro decorresse de forma “informal e descontraída para permitir que as pessoas pudessem colocar as perguntas certas” e que se “desarrumassem”, de modo a permitir, “em conjunto”, encontrar os melhores caminhos para a “educação dos nossos filhos, promovendo a “felicidade” e um “conhecimento com significado”.

Para José Pacheco, personalidade referência que se debruça sobre o tema da educação há cerca meio século, a definição de escola pouco ou nada está relacionada com o conceito tradicional que vulgarmente conhecemos. Essa visão disruptiva foi partilhada ao longo de quatro momentos de diálogo e reflexão, designados “Chão de Escola”, que envolveram decisores políticos, professores, educadores, auxiliares de educação, técnicos da Autarquia e pais de alunos.
Quanto ao envolvimento de todos os participantes foi igualmente destacado pela vereadora, tendo ressalvado de igual modo que este caminho está apenas no início. “Como disse o professor isto é apenas o início do diálogo”, expressou a autarca, acrescentado que foi “muito significativo perceber que as pessoas se entregaram e se aproximaram para refletir sobre todos os aspetos da educação”. “São estas pequenas sementes que estamos a lançar à terra que queremos ver colher brevemente”, notou.
Na próxima sexta-feira, dia 11 de junho, a emissão semanal do CCN Jornal – projeto de comunicação da autarquia –, contará com uma entrevista a José Pacheco. O percurso de vida, as ideologias na área da educação e até mesmo os sonhos ainda por realizar, serão alguns dos temas abordados nesta conversa.
O I Encontro O Interior da Educação No Centro da Natureza decorreu na Casa de Santo Antão, na localidade de Padrões, a quem a Vereadora Alexandra Tomé expressou palavras de agradecimento pelo profissionalismo e carinho com que acolheram o evento, lê-se também na mesma nota.

Partilhar: