PAMPILHOSA DA SERRA: Unidade Móvel de Saúde chega ao concelho

Oferta da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIMC).

PAMPILHOSA DA SERRA: Unidade Móvel de Saúde chega ao concelho

A CIMC adquiriu 19 veículos 100% elétricos adaptados para unidades móveis de prestação de cuidados de saúde, de forma a poder dotar cada um dos 19 municípios da sua comunidade com uma destas viaturas. Pampilhosa da Serra já recebeu a sua hoje, podendo agora “aproximar a prestação de cuidados de saúde dos cidadãos”, o principal objetivo desta medida.
As viaturas foram cofinanciadas pelo Programa Operacional Regional Centro 2020 e a de Pampilhosa foi entregue ao Centro de Saúde.
Edmilson Soares da Cunha, coordenador do Centro de Saúde, aproveitou para agradecer este contributo afirmando que este veículo “trará maior acessibilidade não só aos cuidados de saúde mas também mobilidade ao pessoal técnico para chegar à nossa população, que é no fundo a nossa missão”, diz o Município pampilhosense em nota enviada à comunicação social.
Uma missão que fica agora mais reforçada com a dotação de uma viatura com equipamentos como um contentor de acondicionamento e transporte de resíduos hospitalares do grupo quatro, dois contentores de acondicionamento e transporte de resíduos hospitalares do grupo três, um aspirador de secreções, um monitor ambulatório de pressão arterial, um nebulizador ultrassónico e ainda um oxímetro e respetiva mala de transporte.
De referir ainda que esta iniciativa teve a parceria da autarquia pampilhosense e José Brito, autarca local esclareceu que “cada uma das 19 câmaras municipais pagou 15% do investimento, correspondente à componente nacional”, sendo ainda responsável pela manutenção e operacionalização da viatura, disponibilizando um funcionário que “encarregar-se-á de ter a viatura sempre impecável, limpa e carregada, à disposição do Centro de Saúde”, podendo estes “requisitá-la sempre que quiserem utilizar a viatura”.
O Centro de Saúde de Pampilhosa da Serra fica assim dotado de novas ferramentas que permitem um apoio domiciliário mais eficaz no sentido de aproximar os pampilhosenses da prestação de cuidados de saúde.

Partilhar: