PEDRÓGÃO GRANDE: Crianças aprendem segredos da rádio

Projeto “Rádio Miúdos” já chegou ao concelho de Pedrógão Grande. Sala equipada pela câmara permite acesso a este projeto que junta crianças de todo o país.

PEDRÓGÃO GRANDE: Crianças aprendem segredos da rádio

Os alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico de Pedrógão Grande começaram este ano letivo a participar no projeto ‘Rádio Miúdos’, uma iniciativa que procura dar voz a crianças de escolas de todo o país e revelar alguns dos segredos do mundo da rádio, dá conta a autarquia pedroguense em nota enviada à comunicação social.
O projeto contou com o apoio da câmara municipal de Pedrógão Grande, que transformou uma sala da EB Miguel Leitão de Andrade num miniestúdio, com todo o equipamento necessário para uma emissão de rádio.
Apesar do confinamento geral ter obrigado a suspender algumas das ações programadas, o entusiasmo demonstrado pelos alunos desde o início do ano letivo não esmoreceu. Mesmo à distância, devido à pandemia de Covid-19, as crianças têm participado nas sessões online para prepararem o regresso às aulas presenciais, altura que deverá marcar a estreia das emissões durante os intervalos entre cada aula, dá ainda nota a edilidade.
Para o presidente da câmara, Valdemar Alves, “é fundamental que as nossas crianças tenham estas oportunidades, tal como noutros pontos do País. Ao construírem a sua própria rádio, as nossas crianças desenvolvem competências técnicas, sociais e criativas que permitem abrir novos horizontes e despertar o interesse por diferentes áreas de conhecimento”, disse.
De recordar que a ‘Rádio Miúdos’ é um projeto de implementação de rádios escolares em escolas do Ensino Básico (1º ao 9º ano) que conta com apoio do Portugal 2020, Portugal Inovação Social. Tem como objetivo promover a cidadania participativa, desenvolver cidadãos informados, ativos e participativos.

Partilhar: