PEDRÓGÃO GRANDE: Primeiro Festival Literário celebra a palavra

De 21 a 25 de junho

PEDRÓGÃO GRANDE: Primeiro Festival Literário celebra a palavra

O Município de Pedrógão Grande vai levar a efeito, entre os dias 21 e 25 de junho, a primeira edição do MISCELLANEA – Festival Literário de Pedrógão Grande 2023.
Ontem, dia 6 de junho, durante a apresentação deste evento, António Lopes, presidente da Câmara Municipal de Pedrógão Grande, explicou que o objetivo desta iniciativa é celebrar a palavra e com ela construir o mundo:

Este será assim um festival que pretende chegar a todos, acrescentou o autarca:

Durante este festival irão ter lugar as Conferências de Pedrógão Grande ligadas a duas figuras da nossa literatura, adiantou ainda o presidente da autarquia pedroguense:

Para participarem neste festival literário estão, para já, confirmadas as presenças de José Milhazes, Mário Augusto, João Gouveia Monteiro, Raúl Minh’alma e Pedro Chagas Freitas.
Pedrógão Grande foi terra por onde passaram alguns dos grandes escritores da nossa história, tendo sido também berço de personagens influentes como explicou Diogo Coelho, da organização deste MISCELLANEA:

Outra figura proeminente deste concelho foi o pai da primeira gramática portuguesa:

Estas foram algumas das figuras da literatura ligadas ao concelho e que irão ser recordadas neste primeiro Festival Literário de Pedrógão Grande a decorrer entre os dias 21 e 25 de junho.
Este festival vai percorrer na Casa da Cultura de Pedrógão Grande, Biblioteca Municipal de Pedrógão Grande, Centro de Interpretação Turística e Jardim da Devesa. Estes serão os epicentros dos eventos que vão decorrer em vários formatos ao longo de cinco dias. Haverá conversas, apresentações de livros, sessões de autógrafos, feira do livro, oficinas, poesia, música, cinema, teatro, contos, dança e magia.
O teatro irá sair à rua no Centro Histórico da Vila nos dias 21, 23, e 25 com a atividade de poesia e prosa deambulantes com Miguel Leitão de Andrade, Gabriel de Magalhães, Frei Luís de Granada, Luís Vaz de Camões, ou Fernando Pessoa entre outros a deambularem por aquele espaço.
Este festival irá ainda percorrer as escolas do concelho através da visita de escritores.

Partilhar: