
As Potencialidades, a Gestão e os Constrangimentos da Floresta na Região Centro foram temas debatidos durante todo o dia de sexta-feira, 24 de março, em Pedrógão Grande.
António Lopes, presidente da Câmara Municipal de Pedrógão Grande, no final desta conferência, e em declarações à Rádio Condestável, disse que esta foi a forma encontrada para dar algum conhecimento aos proprietários florestais do que se está a fazer, neste momento, nesta área:
O grande problema que mais uma vez foi levantado foi o facto dos proprietários estarem desmotivados e sem apoios:
Esta conferência deveria ter contado com a presença do secretário de Estado das Florestas no encerramento mas, por motivo de agenda de última hora, tal não aconteceu. João Paulo Catarino fez-se representar pelo diretor do Departamento de Gestão de Áreas Públicas Florestais do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas. Este veio lembrar os produtores florestais para alguns apoios aos quais se podem candidatar, através do Plano Estratégico da PAC 2023/2027.
Ainda no âmbito da floresta naquele concelho, a câmara, em conjugação com os proprietários, continua a trabalhar na criação de Áreas Integradas de Gestão da Paisagem. No entender de António Lopes, os proprietários têm estado a aderir, mas é preciso continuar a fazer muita pedagogia:
Esta iniciativa decorreu na Casa da Cultura de Pedrógão Grande.