
O projeto do Transporte a Pedido acabou de chegar a Pedrogão Grande sob o mote MOBI - Região de Leiria. O projeto é da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL) e visa complementar a rede pública de transportes.
Este é um serviço em que o passageiro pode fazer antecipadamente a reserva da sua viagem, através de uma chamada para o número 800 24 25 26, de segunda a sexta-feira, entre as 09:00 e as 15:00. O serviço é assegurado pelos operadores locais (táxi) e o utilizador pagará entre 1 a 2,5 euros, montante equivalente ao custo do transporte em autocarro integrado na rede pública.
A cerimónia de assinatura dos contratos com os taxistas locais decorreu na passada sexta-feira, dia 26 de maio, e Paulo Santos, secretário executivo da CIMRL, lembrou que, se o transporte público de passageiros já é financiado, este também tinha de ser, e ainda com mais vantagens:
Num concelho como o de Pedrógão Grande, mal servido de transporte público de autocarros, este projeto trará ainda mais vantagens para o utilizador:
Paulo Santos referia-se a Alvaiázere, onde este serviço já foi implementado e assim pode servir de exemplo para estes territórios:
Para já o serviço MOBI irá funcionar apenas dentro do concelho mas este responsável garantiu que está a ser estudada a forma de poder abranger outros territórios, como por exemplo serviços para Coimbra.
António Lopes, presidente da Câmara Municipal de Pedrógão Grande, vê com bons olhos a chegada desta oferta ao seu concelho. É uma forma de colmatar uma lacuna há muito sentida no que respeita à falta de resposta nesta área:
Para já este serviço de transporte a pedido vai funcionar nos próximos seis meses. Depois será feita uma avaliação, no entanto, o objetivo é que se prolongue. Para tal, muito irá contribuir a aceitação por parte da população em usar este serviço. De referir ainda os dados apresentados por Paulo Santos, de um estudo feito pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), que pode servir para fundamentar ainda mais este serviço agora disponibilizado:
João Alves é taxista em Pedrógão Grande e está animado com a chegada deste serviço ao concelho, confirmou à Rádio Condestável:
Para já, e no que à CIMRL diz respeito, o serviço está disponível nos concelhos de Alvaiázere, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande, como forma de ser "mais um contributo no combate ao isolamento da população sénior" e "melhorar o acesso à rede de transportes públicos". Mas o objetivo é que, dentro de dois anos, o serviço possa chegar aos dez concelhos que integram a CIMRL.