PEDRÓGÃO GRANDE/Covid-19: Concelho está em risco elevado de contágio

É um dos 43 a nível nacional.

PEDRÓGÃO GRANDE/Covid-19: Concelho está em risco elevado de contágio

O concelho de Pedrógão Grande é um dos 43 concelhos a nível nacional que se encontra no nível de risco elevado, com uma taxa de incidência superior a 120 casos por 100 mil habitantes.
A nível nacional a situação epidemiológica continua a agravar, sendo que, neste momento, quase 70% da população de Portugal Continental, cerca de 6,6 milhões de pessoas, reside nos 90 concelhos sob risco elevado ou muito elevado de incidência de Covid-19, estando sujeita assim às medidas mais restritivas no âmbito da pandemia.
De acordo com o mapa de risco atualizado ontem em Conselho de Ministros, a lista de municípios em risco muito elevado subiu de 33 para 47, e os concelhos de risco elevado, subiram de 27 para 43.
Ainda sobre a matriz de risco, o Ministério da Saúde garantiu, ainda durante o dia de ontem, que os novos indicadores propostos pela Ordem dos Médicos já estão a ser considerados nas decisões sobre a  pandemia, que serão anunciadas após a próxima reunião do Infarmed, marcada para o dia 27 de julho. Até lá, as regras em vigor não devem ser alteradas.
Os concelhos de nível de risco muito elevado (nenhum na nossa região) e de risco elevado (como Pedrógão Grande), estão sujeitos a medidas mais restritivas, inclusive dever de recolhimento entre as 23:00 e as 05:00, anunciou o Governo.
De referir que hoje, 16 de julho, o concelho de Pedrógão Grande surge com 26 casos ativos e, além da limitação de circulação na via pública, diariamente, no horário anteriormente referido, terá que cumprir regras como o teletrabalho quando as atividades o permitam; possibilidade de funcionamento de restaurantes, cafés e pastelarias até às 22:30 (no interior com o máximo de seis pessoas por grupo e em esplanada com 10 pessoas por grupo), com a particularidade de que às sextas-feiras a partir das 19:00 e aos sábados, domingos e feriados durante todo o horário de funcionamento o acesso a restaurantes para serviço de refeições no interior está permitido apenas aos portadores de certificado digital ou teste negativo; espetáculos culturais até às 22:30; casamentos e batizados com 50% da lotação; e possibilidade de funcionamento do comércio a retalho alimentar e não alimentar até às 21:00.
Este nível inclui também permissão de prática de todas as modalidades desportivas, sem público; permissão de prática de atividade física ao ar livre e em ginásios; eventos em exterior com diminuição de lotação, a definir pela Direção-Geral da Saúde (DGS) e Lojas de Cidadão com atendimento presencial por marcação.
A informação sobre o plano de desconfinamento no âmbito da pandemia de Covid-19 está disponível em https://covid19estamoson.gov.pt/.

Partilhar: