PEDRÓGÃO GRANDE/Covid-19: Concelho sobe para risco muito elevado de contágio

É o único na região que figura nas listas de risco de contágio.

PEDRÓGÃO GRANDE/Covid-19: Concelho sobe para risco muito elevado de contágio

Esta semana são 29 os concelhos que estão em situação de alerta, sendo 55 os que estão em risco elevado (eram 44 há uma semana) e 61 em risco muito elevado (eram 46). O anúncio foi feito no briefing que se seguiu ao Conselho de Ministros de hoje, 22 de julho, onde o Governo apresentou a nova organização dos concelhos tendo em conta o nível de risco relativo à Covid-19. Mariana Vieira da Silva explicou que Portugal está numa situação em que o "vermelho" da matriz de risco está "menos denso".
O concelho de Pedrógão Grande é o único na nossa região que figura nas tabelas de risco de contágio, estando agora com risco muito elevado (na passada semana apresentava risco elevado).
Esta semana "não serão alteradas" quaisquer regras, como esperado, tendo em conta que o Executivo já tinha afirmado que, estando agendada para dia 27 uma reunião com especialistas no Infarmed, até lá não tomaria qualquer outra decisão em relação a novas medidas.
Entre as medidas aplicadas aos concelhos de risco elevado e muito elevado estão o teletrabalho obrigatório quando as funções o permitam, espetáculos culturais até às 22:30 e os restaurantes, cafés e pastelarias podem funcionar até às 22:30 (no interior com o máximo de quatro pessoas por grupo e em esplanadas com o máximo de seis pessoas por grupo), com a particularidade de que às sextas-feiras a partir das 19:00 e aos sábados, domingos e feriados durante todo o horário de funcionamento o acesso a restaurantes para serviço de refeições no interior está permitido apenas aos portadores de certificado digital de vacinação ou teste negativo à Covid-19.
Para os concelhos de maior risco aplica-se ainda a limitação da circulação na via pública, diariamente, entre as 23:00 e as 05:00.
Nos concelhos de risco muito elevado vigoram outras medidas mais restritivas, nomeadamente casamentos e batizados com 25% da lotação, ginásios sem aulas de grupo, comércio a retalho alimentar até às 21:00 durante a semana e até às 19:00 ao fim de semana e feriados e comércio a retalho não alimentar até às 21:00 durante a semana e até às 15h30 ao fim de semana e feriados.

Partilhar: