PROENÇA-A-NOVA: Aldeia Ruiva inicia época balnear com nova cara

Câmara remodelou o primeiro espaço balnear que surgiu no concelho.

PROENÇA-A-NOVA: Aldeia Ruiva inicia época balnear com nova cara

Coincidindo com a abertura da época balnear, O Município de Proença-a-Nova inaugurou no passado sábado, dia 26 de junho, as obras de remodelação da praia fluvial de Aldeia Ruiva. Esta que foi durante muitos anos a única no país precisava de uma nova imagem, adaptando-se assim às novas exigências e mantendo-se como um marco diferenciador, muito pela criação do Centro Interpretativo da Galeria Ripícola da Ribeira da Isna e que já está instalada naquela zona balnear, explicou João Lobo, presidente da câmara. A câmara elaborou um guia de campo que “traduz o conhecimento da fauna e da flora e mostra a importância que devemos ter para com a sustentabilidade dos habitats”, construiu igualmente um percurso pedestre que une esta praia à do Malhadal e neste percurso “sempre à margem da Ribeira da Isna podemos ver o que está no centro interpretativo, fauna e flora”, notou o autarca.

Esta praia nasceu de um açude ali construído para regadio dos campos em redor, a partir daí foi crescendo e recebendo inovações. Agora a ideia é continuar a marcar a diferença, sendo que para meados deste verão estará disponível uma piscina biológica que “terá tratamento através de espécies biológicas e vegetais”, explicou João Lobo. Dotada de condições de acessibilidade o espaço também estreita laços entre concelhos, concretamente o da Proença e o da Sertã, lembrou.
Este foi um investimento que rondou os 800 mil euros.
Refira-se que a praia fluvial do Malhadal está a sofrer obras no bar e esplanada, na Fróia o espaço de estadia na margem direita será aumentado no próximo ano.

Partilhar: