PROENÇA-A-NOVA: Alunos realizaram um intercâmbio em Espanha e França

Entre os dias 23 e 31 de março

PROENÇA-A-NOVA: Alunos realizaram um intercâmbio em Espanha e França

Os alunos do Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova realizaram, entre os dias 23 e 31 de março, dois intercâmbios, um a Espanha e outro a França, dá conta a autarquia proencense em nota enviada à comunicação social.
Assim, entre os dias 23 a 25 de março, os alunos do 9ºB estiveram em Madrid, para “conhecer e trocar experiências com o Instituto de Enseñanza Secundaria (IES) Barrio de Loranca”. Neste intercâmbio foram acompanhados pelas professoras de espanhol Ana Rita Ruivo e de geografia Clara Pilar e tiveram oportunidade de conhecer o Palácio Real, passear no "Paseo del Prado", "Plaza Mayor", "Puertas del Sol" e "Museu Rainha Sofia". Levaram ao IES Barrio de Loranca, curiosidades do concelho e a gastronomia. Os alunos de duas turmas espanholas, do 3.º ESO (equivalente ao 9.º ano), já tinham contactado online com a turma de Proença, nas aulas de espanhol, e encontram-se a elaborar um livro de “Receitas hispano portuguesas de época e sustentáveis”. Neste dia de intercâmbio visitaram juntos, o El Escorial. As professoras responsáveis pela organização do intercâmbio do 9ºB, referiram que está a ser elaborado um itinerário no "Google Earth Web" no âmbito da disciplina de Geografia, “‘Aprender una lengua, es vivirla’ e nestes dias passados em Madrid, os alunos e as alunas puderam viver e experienciar in loco a vida madrilena, convivendo com jovens da mesma idade, tão diferentes e tão iguais”, descreve-se na referida nota.
Já entre os 28 e 31 de março, foi a vez dos alunos do 9ºA, que estiveram em Paris para realizarem um intercâmbio escolar com o Collège Pierre Jean de Béranger, juntamente com as professoras de francês Rosa Roque e Teresinha Catarino. Tiveram assim, a oportunidade de conhecer a Torre Eiffel, os Campos Elísios, o Arco do Triunfo, o Museu do Louvre, entre outros locais. Durante um dia estiveram em intercâmbio com a escola francesa, onde levaram um vídeo sobre o concelho e a escola. Além disso, foi "uma oportunidade única para trocar experiências culturais e pedagógicas, promovendo o desenvolvimento linguístico em contexto real". esta viagem foi classificado por todos como "enriquecedora" e "inesquecível”, referem as professoras organizadoras do intercâmbio desta turma.
Na referida nota o município explica que “estes intercâmbios, que tiveram o apoio do Município, através da medida 1.12. “Conhecer Mais”, do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar 2.0, cofinanciado pelo Centro 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu, tiveram como objetivo promover e reforçar a aprendizagem da língua espanhola e francesa em contexto real, mas também dar a oportunidade aos alunos de contactar com um sistema de ensino diferente, que permita a troca de experiências com outros estudantes neste contexto”.

Partilhar: