PROENÇA-A-NOVA: Biblioteca – há 26 anos ao serviço da cultura

A Biblioteca Municipal de Proença-a-Nova comemorou ontem, dia 29 de abril, 26 anos de existência ao serviço da cultura.

PROENÇA-A-NOVA: Biblioteca – há 26 anos ao serviço da cultura

A data foi assinalada com um bolo de aniversário e a presença de João Lobo, presidente da câmara municipal, e de João Manso, vice-presidente e vereador com o pelouro da cultura e educação, apesar das restrições impostas pela atual situação pandémica.
No entender de João Lobo, “a Biblioteca Municipal de Proença-a-Nova já não tem nada a ver com aquilo que era há 26 anos atrás”, pois “cresceu, evoluiu, alargou-se aos polos, mas nunca perdendo o seu cerne que é a transmissão de conhecimento, seja através das novas tecnologias, seja através do folhear de um livro. A atração deste equipamento cultural mantém-se transversalmente pelo dinamismo que demonstra desde há 26 anos e que esperamos que continue”, afirmou.
Como recorda a autarquia proencense, antecipando a comemoração do 26º aniversário da biblioteca, durante o mês de março e abril foram assinalados o Dia Mundial da Poesia, a 21 de março, o Dia Internacional do Livro Infantil, a 2 de abril, e o dia internacional do livro, a 23 de abril, com o testemunho dos leitores sobre os livros preferidos e que podem ser requisitados na Biblioteca Municipal. Esta semana termina a iniciativa “Chichi Cama – Histórias para sonhar”, em parceria com o projeto CLDS-4G, que ao longo dos meses de março e abril, de segunda a sexta, apresentou um conto infantil pela voz de um voluntário. No total foram apresentadas 45 histórias durante os dois meses da iniciativa e que podem ser revistas na página do Facebook da Biblioteca Municipal. Em maio, a Hora do Conto regressa ao formato presencial, dirigida aos alunos do pré-escolar e será apresentada a história “O nabo gigante”, de Alexis Tolstoi, no dia 21, às 10:00.
A Biblioteca Municipal tem atualmente 39.286 livros disponíveis, das quais 31.292 na secção de adultos e 7.994 na secção infantojuvenil e conta com um total de 3.475 utilizadores registados (incluindo os polos), 61 títulos de periódicos, como jornais e revistas de âmbito local, regional e nacional e já emprestou mais de 81 mil livros. A secção audiovisual disponibiliza cinco computadores e oito tablets com acesso à internet via WiFi acessível em todo o edifício.
Em 1999 foi inaugurado o primeiro polo da Biblioteca Municipal em Sobreira Formosa, onde atualmente também estão instalados o Museu Isilda Martins e o Espaço Cidadão. Em 2004 foi inaugurado o polo de São Pedro do Esteval, tendo registado um total de 2687 utilizadores no primeiro ano de funcionamento. Em 2005 foram inaugurados os polos da Biblioteca Municipal das Atalaias e dos Montes da Senhora. A Bibliomóvel fez a sua viagem inaugural no dia 25 de junho de 2006 e atualmente visita um total de 31 localidades, divididas em duas rotas, de segunda a sexta-feira.
A Biblioteca Municipal tem uma página de internet, disponível em www.biblioteca.cm-proencanova.pt, onde podem ser consultados os livros existentes, com indicação da disponibilidade do volume pretendido ou com a funcionalidade de aumentar o tempo de requisição, assim como aceder aos periódicos através do através do programa pressreader.

Partilhar: