PROENÇA-A-NOVA: Câmara faz balanço positivo de programa de animação de verão

Meses de julho e de agosto classificados como "altos" no setor turístico.

PROENÇA-A-NOVA: Câmara faz balanço positivo de programa de animação de verão

A época balnear no concelho de Proença-a-Nova terminou oficialmente na passada segunda-feira e a Câmara Municipal de Proença-a-Nova fez um balanço positivo daquilo que foi o programa de animação de verão. No setor turístico os meses de julho e agosto foram “meses altos", uma vez que a “afluência aos espaços balneares foi um excelente indicador para as taxas de ocupação no sector hoteleiro”. Quanto ao Centro Ciência Viva da Floresta foi “dos equipamentos mais visitados”, tendo recebido, entre 26 de junho e 13 de setembro, cerca de 3 mil visitantes, mais 856 do que em igual período de 2020, revela a câmara de Proença em nota enviada à comunicação social. Para além da oferta criada pelas praias fluviais de Aldeia Ruiva, Fróia e Malhadal, pelas zonas balneares de Alvito da Beira e Cerejeira e pelas piscinas públicas de Pedra do Altar, Proença-a-Nova (piscina coberta) e São Pedro do Esteval, o Município dinamizou o habitual programa de animação de verão com diversas iniciativas desportivas e culturais.
Como dá nota ainda a autarquia, o grupo de desporto realizou, nos meses de julho e agosto, as aulas de hidroginástica nas piscinas, com a participação, em média, de 15 pessoas por sessão. Também o Parque Urbano recebeu a aula de ginástica ao ar livre, uma vez por semana, com a presença de oito pessoas, em média. Foi ainda realizada a descida de rio, a 24 e 31 de julho, com as inscrições a lotarem nos quatro percursos, iniciativa dinamizada em colaboração com a Associação Cultural, Recreativa e Desportiva do Padrão.
Na área cultural, e tendo em conta que as aldeias ainda não puderam promover a tradicional festa, considerando as restrições devido à pandemia da Covid-19, o Município disponibilizou música nas localidades que o solicitaram para dar um “ar de festa” durante os fins-de-semana em que costumava decorrer a festividade. Adicionalmente, na atividade “Uma tarde bem passada”, grupos de música popular, do concelho e da região, animaram os locais onde existem espaços abertos ao público – privados ou geridos por associações.
Nos espaços balneares aconteceram dez sunsets cortiçada, com o DJ Miguel Domingos. Nos Paços do Concelho teve lugar o espetáculo de magia com Mário Daniel no dia 7 de agosto e, para um público mais abrangente, no início do mês de setembro, realizou-se o concerto com o grupo Big Gang Orquestra no Parque Urbano, inicialmente agendado para 14 de agosto, mas adiado devido ao surto de Covid-19 na Santa Casa da Misericórdia de Proença-a-Nova que motivou o cancelamento de todas as atividades durante duas semanas.

Partilhar: