PROENÇA-A-NOVA: Cerejas em destaque no concelho

Restaurantes oferecem e festival promove produto

PROENÇA-A-NOVA: Cerejas em destaque no concelho

Chama-se D’Gustar Cereja e é a iniciativa que começa este fim-de-semana nos restaurantes aderentes do concelho de Proença-a-Nova. Ao todo, os 19 estabelecimentos vão oferecer cereja aos seus clientes nos próximos três fins-de-semana, ou seja, a 20, 21, 27 e 28 de maio, e também a 3 e 4 de junho. Trata-se de uma iniciativa do município que pretende promover este fruto e os produtores, traduzindo-se num apoio direto a este sector e um motivo acrescido para visitar a região. As caixas onde as cerejas são disponibilizadas contêm os contactos dos produtores, possibilitando, por exemplo, a realização de encomendas de forma direta, refere a autarquia de Proença em nota enviada à comunicação social.
Acrescente-se que no último fim-de-semana de 27 e 28 de maio, a freguesia de Montes da Senhora acolhe o Festival da Cereja e do Limão. O programa é diversificado e conjuga animação, os produtos da terra e propostas de artesanato.
A abertura do certame realiza-se no sábado às 14:00 com teatro de rua, havendo igualmente jogos interassociações (mobilizando oito associações do concelho) e, à noite, a atuação dos grupos Cantadores do Alentejo e Jorge Gonçalves Trio. O domingo começa com o 193º passeio pedestre, “Montes de Cerejas”, sendo que as inscrições podem ser formalizadas até dia 25 de maio no Posto de Turismo ou na página do município. Nesse dia de manhã, o passeio de carros antigos, com inscrições até dia 23 de maio também no Posto de Turismo, irá incluir uma passagem por Montes da Senhora e pelo Festival da Cereja e do Limão. A tarde será de folclore com a atuação dos ranchos “Ceifeiras e Campinos da SFUS de Samora Correia” e do Rancho Folclórico de Pedrógão Pequeno.
De acordo com informações recolhidas pelo Gabinete de Apoio ao Agricultor e Empresário, as poucas horas de frio registadas neste inverno e a primavera quente, que forçou a maturação em algumas variedades, faz com que este não seja um ano muito favorável para a produção de cerejas. Se num ano positivo saem mais de 60 toneladas dos cerejais do concelho, a produção deste ano será consideravelmente inferior.

Partilhar: