PROENÇA-A-NOVA: Concelho tem novo posto de carregamento de carros elétricos

Município e MOBI.E unem-se pela mobilidade elétrica

PROENÇA-A-NOVA: Concelho tem novo posto de carregamento de carros elétricos

O Posto de carregamento de carros elétricos está localizado junto ao Parque Urbano Comendador João Martins, mais concretamente na Rua Dr. Acúrcio Gil Castanheira. Está integrado na rede MOBI.E e trata-se de um posto de carregamento de acesso público com 2 tomadas, cada uma com potência de até 20kW, e que permite o carregamento de 2 viaturas em simultâneo. Está ainda prevista a instalação de um outro posto de carregamento de carros elétricos da mesma rede em frente ao edifício dos Paços do Concelho, explica a câmara de Proença-a-Nova em nota enviada à comunicação social.
João Manso, vice-presidente da autarquia proencense, realça que “desde 2013, quando organizamos no Centro Ciência Viva da Floresta o 2º Encontro Nacional de Veículos Elétricos e disponibilizamos dois pontos de carregamento simples, mas eficazes, sempre lutámos por ter no concelho pontos de carga inseridos na rede MOBI.E e com mais capacidade e rapidez, porque já na altura era uma necessidade identificada pelos participantes”. O edil revela ainda que “com este equipamento atual e os seguintes temos esse serviço garantido, contribuindo para que o concelho seja inserido rota dos Veículos Elétricos e prova disso é que vamos ser palco este ano de uma prova do 1º Campeonato de Rally de Veículos Elétricos”.
Estes dois postos juntam-se ao posto de carregamento de carros elétricos existente no Centro Ciência Viva da Floresta, neste caso gratuito, e será instalado um outro na Praia Fluvial da Aldeia Ruiva, no âmbito do projeto de requalificação que está a decorrer, acrescenta a autarquia. A mesma edilidade reforça ainda que “a instalação deste posto de carregamento faz parte do plano de expansão da rede piloto de mobilidade elétrica, da responsabilidade da MOBI.E, concessionado à EDP Comercial”.
Estes dois pontos de carregamento fazem parte dos 382 pontos de carregamento atribuídos à EDP Comercial no seguimento do Concurso Público Internacional conduzido pela MOBI.E em 2020.

Partilhar: