PROENÇA-A-NOVA: Equipamentos renovados no campo de tiro

Espaço tem cinco novas máquinas de lançamento de pratos.

PROENÇA-A-NOVA: Equipamentos renovados no campo de tiro

O campo de tiro Nave à Metade, situado entre a Pedra do Altar e o Vale da Mua, recebeu cinco novas máquinas de lançamento de pratos, elevando as condições de treino para os praticantes que seguem a modalidade, revela a Câmara Municipal de Proença-a-Nova em nota enviada à comunicação social.
O espaço está agora desenvolvido ao ponto de oferecer equipamentos diferenciadores na região, promovendo visitas de pessoas de vários pontos do país. Segundo Davide Mateus, campeão do mundo na disciplina de trap 5, da modalidade de tiro aos pratos e responsável pela organização do campo, “recebemos visitas de pessoas vindas de Portalegre, Crato, Guarda, Covilhã, Fundão entre outras. Antes deste investimento só havia equipamentos deste género em Mira, perto de Leiria”, onde é filiado da Associação de Caçadores. “Neste momento não existe nada semelhante nos distritos de Castelo Branco, Guarda ou Portalegre”, aponta.
José António Branco, presidente da Associação de Caçadores de Proença-a-Nova e concessionário do campo de tiro, refere que havia apenas uma máquina móvel, “que ia disparando para vários ângulos”, existindo agora cinco novos equipamentos, melhorando em larga escala a experiência do praticante. Davide Mateus revela que este investimento faz com que seja possível que “todos os atiradores estejam de ‘igual para igual’, uma vez que todos irão atirar ao mesmo número de pratos por cada ângulo, o que não acontecia antes, tendo em conta que havia uma única máquina, fazendo com que fosse incerto o número de pratos por ângulo que cada atirador poderia ter”.
Davide não hesita em dizer que “este sistema é bastante superior ao anterior. As máquinas com que treinamos aqui são aquelas que vamos enfrentar nos nacionais e regionais. Antes com apenas uma não tínhamos esse privilégio, porque não conseguíamos aperfeiçoar ângulos nem velocidades”. Tiago Gomes, campeão da Europa da modalidade de trap 5, frisa que “este campo oferece todas as condições para treinar, que não tínhamos até ao momento. Nos distritos envolventes não há nenhum com este tipo de condições. Além disso, está muito bem localizado. É próximo do IC8 e de uma Nacional com bastante movimento, é das melhores.”
Davide Mateus visa agora a dinamização do espaço, afirmando ter em mente a “preparação de um curso de tiro desportivo para pessoas a partir dos 14 anos de idade.” O responsável lembra que qualquer pessoa pode atirar de forma desportiva, sem que seja necessário pertencer a um clube de caçadores. “Este curso será acompanhado por um membro da Federação Portuguesa de Tiro com armas de caça e também de forças policiais, que se certificam que tudo decorre dentro da normalidade”, sublinhou.
Próximo ao campo encontra-se disponível um bar para utilização livre, sem necessidade de praticar qualquer atividade de tiro, funcionando das 14:00 até ao pôr do sol, todas as quintas-feiras, sábados e domingos ou noutros dias, mediante marcação e disponibilidade dos responsáveis. É possível ainda a organização de torneios, que habitualmente originam momentos de confraternização e convívio entre atiradores.

Partilhar: