PROENÇA-A-NOVA: Escolas Primárias ganham nova vida e utilidade

Município inicia intervenção nestes espaços.

PROENÇA-A-NOVA: Escolas Primárias ganham nova vida e utilidade

O pontapé de saída foi dado na Escola Primária do Vale da Ursa. A Câmara Municipal de Proença-a-Nova iniciou um ciclo de intervenções nestes antigos espaços escolares por forma a dar continuidade, embora de maneira diferente, à vida que, durante anos, encerraram. A vida agora será outra e depois do Vale da Ursa virão as mudanças no Vergão, nas Corgas e nas Fórneas. O objetivo é captar novos povoadores tirando partido de imóveis municipais, disse João Lobo, presidente da câmara no dia da inauguração das obras de remodelação em Vale da Ursa, iniciativa que esteve integrada nas Festas do Município. A ideia é ter “uma rede de oferta, quer para o turismo, quer para os nómadas digitais ou para ter pessoas em teletrabalho, as quais podem ocupar alojamentos como este”, explicou. Para esta última situação será necessário haver condições de conetividade, sendo que o trabalho já foi iniciado com a celebração de um protocolo com a Altice para, “ainda em 2021 aumentar a cobertura de rede em 55% e em 2022 ter mais antenas”, lembrou.
Estas antigas escolas estarão ainda aptas a ser utilizadas como residências de “vida ativa por forma a que o apoio domiciliário ali seja ministrado ou que sirvam de pontos de venda de artesanato", exemplificou o autarca.
Esta escola fechou portas no ano letivo de 1997/98. Agora com um investimento de 90 mil euros por parte da autarquia, a infraestrutura é composta por dois apartamentos independentes, com sala, quarto, cozinha, wc e varanda panorâmica que volta a abrir as suas portas e a receber novos “inquilinos”.

Partilhar: