
Durante a última semana, o campo de areia de Aldeia Ruiva, no concelho de Proença-a-Nova, foi palco para a exibição de ténis de praia com a realização da Fluvial Beach Tennis Tour, prova a contar para o Campeonato do Mundo da modalidade.
A prova encerrou este domingo, dia 16 de outubro, com o término do BT100, o último de uma sequência de torneios que trouxeram até ao concelho proencense os melhores executantes do mundo na modalidade de ténis de praia. Por ali passaram atletas de mais de 17 nacionalidades em busca dos melhores resultados para poderem subir no ranking internacional da modalidade.
A prova foi ganha na categoria BT100 pela dupla composta pelo letão Niklass Andersons e o espanhol Gerard Rodriguez Querol. Em femininos as russas Anna Galenko e Anelina Klimuk levaram a melhor.
Esta primeira prova foi uma forma de mostrar ao país e ao mundo que aqui também se pode praticar desportos de praia, lembrou João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova na hora de entrega dos prémios aos vencedores:
Quanto a esta infraestrutura ali construída, será para continuar a dinamizar, disse ainda o autarca:
Para a Associação de Ténis de Castelo Branco esta é mais uma afirmação do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido ao longo dos últimos anos, confirmou à Rádio Condestável Mário Vicente, presidente da associação.
As condições que este campo oferece permitem que estejam a decorrer, em simultâneo, quatro jogos e, na opinião dos atletas, o piso é dos melhores para a prática da modalidade. Nikklass Andersons, vencedor da prova masculina BT100 e 20º atleta do ranking mundial, apontou à qualidade das infraestruturas em Proença-a-Nova: “é o quinto sítio em Portugal em que competimos e para mim este foi o melhor”. O letão de 23 anos de idade destacou “a belíssima localização do campo, a qualidade da areia e excelente organização”, enaltecendo e deixando o mote para que “sejam realizadas mais provas em locais tão bonitos como este”.