PROENÇA-A-NOVA: Galeria municipal recebe Arkádia

Exposição de pintura patente até dia 11 de novembro

PROENÇA-A-NOVA: Galeria municipal recebe Arkádia

Silvia Vale é a artista que, até dia 11 de novembro, tem em mostra as suas pinturas na galeria municipal de Proença-a-Nova. Denominada Arkádia, a exposição de pintura foi apresentada no último sábado, dia 18 de setembro.
Ali podem ser apreciadas 20 pinturas onde se realçam técnicas mistas, como a decoupage, pintura a óleo ou aplicação de folha dourada.
Como descreveu a autora, Arkádia era uma zona da Grécia Antiga, “aprazível e agradável para se viver. Os poetas da altura tomaram o nome para denominar o país ideal, o território de eleição, de gente boa, que não conhecia o sofrimento e que vivia em comunidade com a natureza, que vivia em felicidade, alegria e sintonia”, como tal, Silvia Vale contextualizou as obras expostas, os temas que as inspiram e o modo como as elabora.
Assim, continuou, “é uma lenda, claro, pois não existe tal terra, mas que ainda assim serviu de inspiração a muitos artistas. É um país imaginário, uma utopia, onde não há aflições. Vivemos constantemente nesta dualidade entre o bem e o mal, na Arkádia isso não acontecia, pois ela apenas existia na cabeça de cada um, é o símbolo mais puro do carpe diem. Esta é a minha Arkádia, a minha terra de eleição, a minha imaginação, os momentos em que fabrico a minha alegria e procuro a minha felicidade, fazendo estes trabalhos. Existe uma Arkádia se nós a quisermos criar, não se impõe a ninguém, mas só nós sabemos o que é a nossa felicidade, depende e varia de pessoa para pessoa. A minha, é um mundo construído entre aquilo que faço de forma solitária, porque a arte é solitária, e as pessoas que amo”, frisou.

Partilhar: