PROENÇA-A-NOVA – "Med On Tour" passou pelo concelho

Universitários de medicina interagem com alunos e idosos do concelho.

PROENÇA-A-NOVA – "Med On Tour" passou pelo concelho

Oito estudantes de medicina do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar estiveram em Proença-a-Nova, de 14 a 16 de maio, interagindo com alunos de todos os níveis de ensino do Agrupamento de Escolas Pedro da Fonseca (AEPF) e ainda com os utentes e funcionários dos lares do concelho. Aconteceu no âmbito do projeto Med On Tour.
A ideia foi a dinamização de diversas iniciativas no âmbito da alimentação saudável, educação sexual e doenças cardiovasculares. O conteúdo foi adaptado a cada faixa etária e nível de escolaridade, já que estiveram envolvidos alunos do primeiro ciclo ao 10º ano. Nos lares, falou-se de saúde mental e Covid-19, nomeadamente doença e vacinação, tendo ainda sido realizados alguns exercícios físicos. Paralelamente, também os colaboradores dos lares e o pessoal docente e não docente do Agrupamento participaram na palestra sobre enfarte agudo do miocárdio e AVC, descreve a Câmara Municipal de Proença-a-Nova em nota enviada à comunicação social.
De acordo com a Associação de Estudantes do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, que dinamiza esta iniciativa, o objetivo do Med On Tour é também “promover o contacto dos estudantes com aldeias, vilas e cidades do interior, mostrando-lhes a realidade diária dessas regiões, algumas delas sem o acesso devido aos cuidados de saúde”, sendo que para os municípios é “uma excelente oportunidade de quiçá fixar futuros médicos, já que os estudantes têm a oportunidade de conhecerem melhor o município, bem como todas as suas potencialidades”.
Se em anos anteriores se realizaram rastreios gratuitos junto da população, a pandemia obrigou a uma readaptação dos serviços disponibilizados, optando-se pelo formato de palestras dirigidas a um público específico, previamente definido. Ainda assim, mantém-se o contacto com a população com o objetivo de partilhar informação que possa contribuir para um estilo de vida mais saudável.
Para além de Proença-a-Nova, o roteiro passou igualmente por Paredes de Coura, Alcalena, Armamar e Vila Flor.

Partilhar: