PROENÇA-A-NOVA: Med On Tour regressou ao concelho

Alunos de medicina realizaram rastreios gratuitos

PROENÇA-A-NOVA: Med On Tour regressou ao concelho

O Município de Proença-a-Nova voltou a receber, entre os passados dias 3 e 5 de março, a Med On Tour, que é considerada “a maior campanha de rastreios realizada por estudantes de Medicina”, lembra a autarquia em nota enviada à comunicação social.
Esta iniciativa envolveu mais de 130 utentes e foram sete os alunos de medicina da Associação de Estudantes do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto, que realizaram diversos rastreios gratuitos, como forma de “avaliar a prevalência do risco cardiovascular na região”, pode ler-se na mesma nota.
Além dos rastreios que decorreram junto dos alunos da Universidade Sénior dos polos de Proença-a-Nova e de Sobreira Formosa, no primeiro dia realizaram-se ainda, duas palestras, uma sobre “O Enfarto Agudo do Miocárdio, Acidente Vascular Cerebral” e a outra sobre “Diabetes: como identificar e como agir”. No dia 4 de março, as ações realizadas foram as mesmas, no entanto o público alvo foram os utentes da Santa Casa da Misericórdia de Sobreira Formosa e de Proença-a-Nova. Já no dia 5 de março, foi a vez dos utentes do ProençaLar serem rastreados.
Recorde-se que esta é uma iniciativa que visa a promoção da “literacia em saúde da população, alertando para o papel determinante da prevenção dos fatores de risco cardiovasculares modificáveis e adoção de um estilo de vida saudável, na evolução das doenças não transmissíveis”, explica ainda a autarquia. Este é um projeto da Associação Nacional de Estudantes de Medicina (ANEM), na qual está integrada a Associação de Estudantes do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar.

Partilhar: