
O surto de Covid-19 detetado na Santa Casa da Misericórdia de Proença-a-Nova envolve 110 pessoas, totalizando o concelho nesta quarta-feira, 4 de agosto, 115 positivos e 24 pessoas em vigilância, revela a autarquia de Proença-a-Nova em nota enviada à comunicação social.
A mesma fonte confirma que “um dos utentes que estava a receber oxigénio acabou por não resistir e faleceu durante o dia”, de ontem, contabilizando-se assim quatro óbitos por Covid-19 no concelho desde o início da pandemia.
Na mesma nota o presidente da câmara João Lobo, e apesar dos números expressivos, apela a “alguma serenidade neste momento e à responsabilidade individual para minimizar eventuais redes de contágio e reduzir a ocorrência à instituição”. O autarca deixa claro que “a origem do surto é desconhecida e há várias possibilidades em aberto. No entanto, o importante neste momento é garantir o bem-estar dos utentes e dos funcionários, apoiando-os para que rapidamente possamos ultrapassar esta situação”. João Lobo regista igualmente “o empenho profissional por todos demonstrado, bem como dos profissionais do nosso Centro de Saúde, nomeadamente do grupo de enfermagem, que nesta situação, como em todo este caminho, sempre afirmaram presente”, refere.
Deste modo, a autarquia decidiu cancelar alguns dos eventos previstos para este fim de semana, realizando-se apenas o espetáculo “Minutos Mágicos”, com os bilhetes quase esgotados, tendo em conta que há lugares limitados e o cumprimento das recomendações da Direção-Geral de Saúde relativamente a distanciamento, higienização das mãos e uso obrigatório de máscara.