PROENÇA-A-NOVA: Parceiros do Fôlego visitaram concelho

Na semana passada após a apresentação que aconteceu em Oleiros.

PROENÇA-A-NOVA: Parceiros do Fôlego visitaram concelho

A comitiva de parceiros do projeto Fôlego, da Islândia e Noruega, com ambientalistas, coreógrafas, académicos, cineastas, poetas e compositores e os representantes dos cinco concelhos parceiros estiveram de visita ao concelho de Proença-a-Nova.
Aí, e segundo refere a autarquia de Proença-a-Nova, “visitaram a aldeia da Figueira, onde confecionaram e provaram a tradicional tigelada, a Torre de Vigia da Serra das Talhadas, obra do arquiteto Álvaro Siza Vieira, de onde se consegue uma visão das caraterísticas morfológicas do concelho e ainda o Centro Ciência Viva da Floresta, encontrando aqui pontos comuns de ideologia e ação, no reconhecimento, estudo e partilha para e pela preservação do meio ambiente”.
De recordar que o município proencense é parceiro oficial do projeto Fôlego. Esta candidatura tem como eixo prioritário de atuação a relação de proximidade com as comunidades locais dos cinco municípios que integram a Associação de Desenvolvimento Local – Pinhal Maior e dois parceiros estrangeiros, estreitando e promovendo a mobilidade de artistas e públicos entre todos. Contando com a colaboração de artistas com comprovada experiência em trabalho com a comunidade e processos de arte participativa, irá, pelo cruzamento entre diferentes áreas artísticas: artes plásticas, dança, fotografia, música, novo-circo, novos media e teatro, desenvolver múltiplas ações tendo como tema central o combate às alterações climáticas.
O programa em causa aliará as artes, a ciência e o ambiente, trabalhando a problemática do clima em várias frentes - não apenas numa abordagem conceptual e artística, mas também através da sensibilização e envolvimento da comunidade em ações concretas no sentido da mitigação e adaptação aos efeitos da crise climática.

Partilhar: