PROENÇA-A-NOVA: Plano Operacional Municipal para 2021 foi aprovado

A Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios aprovou, por unanimidade, o Plano Operacional Municipal do Município de Proença-a-Nova para 2021. Aconteceu no passado dia 12 de fevereiro.

PROENÇA-A-NOVA: Plano Operacional Municipal para 2021 foi aprovado

Neste documento, apresentado pelo Coordenador Municipal de Proteção Civil, Daniel Farinha, estão operacionalizadas as ações de vigilância, deteção, fiscalização, primeira intervenção, combate, rescaldo e vigilância pós-incêndio. Nesse sentido, e como descreve a autarquia de Proença-a-Nova, em nota enviada à comunicação social, é feito um inventário de viaturas, equipamentos disponíveis e meios complementares de apoio ao combate; é definido o esquema de comunicação dos alertas amarelo, laranja e vermelho (1ª intervenção); estão representados os procedimentos de atuação para cada um dos níveis com indicação da entidade, designação da equipa, atividade desenvolvida, horário praticado, números mínimos de elementos e locais estratégicos de estacionamento.
Foi igualmente apresentado e aprovado por unanimidade, o relatório de monotorização do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios (2020-2029) referente a 2020. Ali está refletido o que foi o ano passado em termos de incêndios florestais e as ações realizadas em cada um dos três eixos identificados, ou seja aumento da resiliência do território aos incêndios florestais, redução da incidência dos incêndios e melhoria da eficácia de ataque e da gestão de incêndios.
De recordar que os incêndios florestais que deflagraram no concelho em 2020 queimaram 3.397,94 hectares de floresta, sendo que as piores duas ocorrências - de um total de sete - registaram-se a 25 de julho e a 13 de setembro.

Partilhar: