PROENÇA-A-NOVA: Posto de autotestagem à Covid-19 gratuito no concelho

Antigo posto de turismo funcionará como ponto de autotestagem de 12 a 20 de agosto

PROENÇA-A-NOVA: Posto de autotestagem à Covid-19 gratuito no concelho

Os munícipes de Proença-a-Nova passam a ter oportunidade de realizarem testes à Covid-19 de forma gratuita. O serviço é oferecido pela Câmara Municipal de Proença-a-Nova e vai funcionar a partir de amanhã e até dia 29 de agosto, no antigo Espaço Internet, no Parque Urbano Comendador João Martins.
O Presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, João Lobo, frisa, em nota enviada à comunicação social que “esta medida, que decorre num período curto, tem como principal objetivo complementar todas as outras que se encontram a ser realizadas de forma contínua pela Unidade de saúde Local, no sentido de mitigar eventual efeito na comunidade do surto observado na Santa Casa da Misericórdia”.
Para poder realizar o teste, o munícipe terá obrigatoriamente de efetuar um agendamento prévio, pelo número 932 740 005. O posto funcionará num horário compreendido entre as 09:30 e as 18:30, com pausa para hora de almoço das 13:00 às 14:30. Nesta fase, os testes oferecidos à população, limitados ao stock existente, tratam-se de Testes Rápidos de Antigénio, que servem para detetar qualitativamente proteínas específicas do SARS-CoV-2. Terão de ser realizados pela própria pessoa.
Esta medida surge numa altura em que se conhecem os novos números relativos à COVID-19 no concelho. A mais recente atualização da autoridade de saúde, realizada a 11 de agosto, revela mais seis casos positivos de COVID-19, três deles funcionários da Santa Casa da Misericórdia de Proença-a-Nova. O surto envolve, no total, 129 utentes e 26 funcionários. Três dos cinco utentes que inspiravam maiores cuidados foram internados no dia de segunda-feira na ULS de Castelo Branco, encontrando-se estáveis. Os restantes utentes continuam a ser avaliados diariamente, apresentando-se sem sintomas ou com sintomas ligeiros. Dos testes realizados, foram detetados mais três casos entre a comunidade, elevando-se para 11. No total, o concelho apresenta assim 166 positivos, mantendo as 152 pessoas em vigilância (mesmo com teste negativo, terão de cumprir o isolamento profilático durante o período estipulado), 5 óbitos e 223 pessoas recuperadas desde o início da pandemia.

Artigos Relacionados

Partilhar: