PROENÇA-A-NOVA: Resina é tema do Prémio Literário

Os participantes são convidados a escrever sobre o ofício.

PROENÇA-A-NOVA: Resina é tema do Prémio Literário

Este ano o tema do Prémio Literário Pedro da Fonseca “vai versar sobre o tema da resina, envolvendo uma atividade que tanto deu a este concelho relativamente ao ouro verde que é o pinhal e que se traduziu em riqueza para as famílias e as suas comunidades”, informou João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova no passado dia 4 de novembro, altura em que foi feito o anúncio oficial através das redes sociais do Município, precisamente no dia em que se assinalam 422 anos da morte de Pedro da Fonseca, ilustre proencense que é patrono desta iniciativa, lembra a autarquia em nota enviada à comunicação social.
Esta é a quarta edição do referido prémio, naquilo que também é já uma expressão da capacidade literária que têm os proencenses, mas o convite é expresso quer nacionalmente, quer internacionalmente. “Esperamos pela vossa imaginação e pelo vosso contributo”, incentivou o autarca.
Os trabalhos deverão ser entregues entre o primeiro dia útil de janeiro e o último dia útil de fevereiro ou na categoria de prosa ou poesia. O prémio em causa é de 1.500 euros para cada categoria.
Entretanto, no próximo dia 14 de novembro, às 16:00, será apresentado na Casa das Associações o livro com os textos premiados da terceira edição deste prémio: o conto “Agosto não se faz em lume brando”, de Valentina Silva Ferreira, e o poema “Na ilusão do silêncio”, de Xavier Zarco, na categoria poesia. O júri decidiu atribuir ainda uma menção honrosa ao conto “Um repasto póstumo”, de Nuno Sobral. Nesse dia, será ainda apresentada a peça “O Aristóteles Português”, que apresenta alguns dos principais marcos da vida de Pedro da Fonseca, pelo Teatro à Faca e enquadrada no projeto Beira Baixa Cultural 2.0, financiado pelo Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) da União Europeia. Será no Largo Pedro da Fonseca, o mesmo local que acolhe uma estátua do ilustre proencense.

Partilhar: