PROENÇA-A-NOVA: Vacinação a idosos e pessoas com mais de 50 anos começa esta semana

O concelho de Proença-a-Nova é um dos que, na Região Centro, integra o início da vacinação a idosos e a pessoas com mais de 50 anos que tenham comorbilidades. Será na próxima sexta-feira, dia 12 de fevereiro, anuncia a Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC), em comunicado enviado às redações.

PROENÇA-A-NOVA: Vacinação a idosos e pessoas com mais de 50 anos começa esta semana

Na apresentação à comunicação social, em Coimbra, a presidente da ARSC mostrou-se convicta de que até ao final de março será possível ter os "mais idosos ou mais frágeis" vacinados em simultâneo com as duas doses.
Segundo Rosa Reis Marques, “as pessoas serão vacinadas partindo dos de maior idade para os de menor idade, sempre tendo em conta também as respetivas comorbilidades, no sentido de darmos estabilidade, conforto, sossego e conforto aos nossos idosos e às pessoas mais frágeis, que é um desígnio para todos nós", sublinhou a dirigente.
Na sexta-feira, será o início simbólico do processo para estes dois grupos com a vacinação de 1.500 pessoas, de um universo regional de 150 mil cidadãos com mais de 80 anos e 90 mil com mais de 50 anos e doenças associadas.
Os cidadãos vão ser contactados com antecedência para a vacinação por mensagem de telemóvel, através do número 2424, com o seu nome e o local de vacinação, caso as pessoas não tenham telemóvel serão contactados por telefone pelas unidades de saúde, explicou José Luís Biscaia.
No referido comunicado, salvaguarda-se que “existindo doses excedentes, decorrentes, por exemplo, da não comparência das pessoas a vacinar, ou por na entrevista de triagem serem identificados fatores restritivos que impeçam a vacinação do utente, será acionada uma lista de suplentes já identificada dentro da população alvo a vacinar”.

Partilhar: