PROENÇA-A-NOVA/Covid-19: Surto na Santa Casa provocou uma morte

Utente que faleceu estava a receber oxigénio. Município cancelou alguns eventos.

PROENÇA-A-NOVA/Covid-19: Surto na Santa Casa provocou uma morte

Devido ao surto verificado na Santa Casa da Misericórdia de Proença-a-Nova em que 93 utentes (números entretanto atualizados) e cinco funcionários contraíram SARS-Cov-2, que provoca a Covid-19, uma pessoa morreu, confirmou ao início da tarde de hoje à Rádio Condestável o presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, João Lobo. Trata-se de uma das pessoas que estava a receber oxigénio.
Estes resultados decorrem da realização de testes rápidos, prática recorrente na instituição. Após vários resultados positivos, ontem foram feitos 147 testes PCR por parte da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco, 140 dos quais aos utentes. Destes resultaram 93 casos positivos (utentes) e cinco em funcionários. Desconhecendo a origem deste surto, o autarca só vê a possibilidade de ter sido através dos colaboradores, mesmo porque as visitas presenciais continuam a não ser permitidas.
Esta é uma situação “distinta” daquela que aconteceu há uns meses, mas prova que, apesar da vacinação, continua a existir risco, alertou o autarca, reiterando que, sendo um caso de preocupação, a situação está a ser acompanhada pelos responsáveis de saúde locais para “a mitigar e tratar”, por forma a retomar o mais depressa possível a normalidade. Todos os utentes que testaram positivo estão com “sintomas ligeiros” e já estão isolados em relação aos restantes, cumprindo-se todas as orientações emanadas pela Direção Geral de Saúde para este tipo de situações, garantiu o autarca.
Em termos de repercussões na comunidade, João Lobo mostra-se tranquilo até porque não há mais casos na comunidade. “Estará controlado ao espectro da instituição”, disse. Ainda assim, e como medida preventiva, o Município decidiu cancelar alguns eventos ao ar livre marcados para o resto desta semana e para o fim-de-semana.
João Lobo volta a alertar para a necessidade de se cumprirem todas as regras de segurança face à pandemia, nomeadamente uso de máscara, distanciamento social, higienização das mãos e evitar ajuntamentos.

Artigos Relacionados

Partilhar: