PROENÇA-A-NOVA/Covid-19: Vacinação a pessoas com mais de 80 anos já começou

Maria José Farinha de 86 anos moradora no Malhadal, concelho de Proença-a-Nova, foi a primeira pessoa a ser vacinada na área do Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Interior Sul, onde começou esta sexta-feira a vacinação das pessoas com mais de 80 anos.

PROENÇA-A-NOVA/Covid-19: Vacinação a pessoas com mais de 80 anos já começou

A experiência piloto aconteceu no Centro de Saúde de Proença-a-Nova (CSPN). Ciente de que a vacina “é para fazer bem”, Maria José Farinha confirmou à Rádio Condestável que foi contactada na quinta-feira (dia 11) à noite mas “achámos que ainda era cedo”, confessou. Depois dela, também o marido recebeu a primeira dose.
Neste momento estão a ser vacinados os utentes com mais de 85 anos que foram contactados por telefone ou mensagem, explicou Fernanda Paisana, enfermeira-chefe do CSPN. Hoje são vacinadas 54 pessoas e amanhã serão 48. Destes 54 utentes, 15 responderam à mensagem, os restantes “foram contactados, um a um, por telefone, pela equipa dos assistentes técnicos. Confirmou-se a hora e estão todos agendados ao longo do dia”, adiantou.
Este processo vai continuar a decorrer no espaço do centro de saúde, contudo podem vir a ser utilizadas duas tendas que foram instaladas no exterior do edifício pela Câmara Municipal de Proença-a-Nova, notou Jorge Alves coordenador do CSPN. Elas serão usadas “como sala de espera de retaguarda”, pois “temos que evitar a acumulação de pessoas”, explicou. 

Presente neste ato, Eugénia André, diretora clínica da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco (ULSCB) deu conta que a vacinação “envolve todos os profissionais de saúde, assistentes técnicos e operacionais, enfermeiros e médicos e por isso não é fácil estar a deslocalizar estes centros para locais fora, quando há condições no centro de saúde porque as equipas são as mesmas e têm que estar, ao mesmo tempo, a fazer tudo”.
Este é um processo contra-relógio e vai avançar nos restantes concelhos. No da Sertã, a vacinação será feita no quartel dos Bombeiros Voluntários da Sertã, podendo ser ainda feita noutro local em Cernache do Bonjardim. Essa organização estará sempre a cargo do coordenador do centro de saúde local, explicou ainda Eugénia André.

Partilhar: