REGIÃO: Festival liga territórios através da cultura e da literatura

Pedrógão Grande e Pampilhosa da Serra são dois dos concelhos que recebem festival literário.

REGIÃO: Festival liga territórios através da cultura e da literatura

Arrancou ontem, de forma simples mas muito sentida, o Festival Literário Internacional do Interior (FLII) - Palavras de Fogo, contando com a presença da secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira e da coordenadora do festival, Ana Filomena Amaral. Esta última lembrou que a arte e a cultura são o lema que, desde a primeira edição, marcam esta iniciativa que este ano tem como subtema a literatura virada a atenção para os escritores Manuel Alegre, Maria Teresa Horta e Carlos de Oliveira. No seu entender, literatura, cultura e arte “complementam-se, sobrevivem e vivem à custa umas das outras”.
Este é o quarto ano de FLII, um evento que, como destacou Isabel Ferreira “é a celebração da persistência e da resiliência, características destes territórios e destas gentes”. Na sua opinião esta é uma iniciativa “inspiradora e de extrema relevância que reflete os frutos da cooperação e da dinamização dos territórios com as suas gentes”. A governante destacou ainda o papel das organizações que com o seu trabalho na sociedade contribuem para ela seja “mais equitativa”, e por isso “são motores de desenvolvimento e de estabilidade”.
Presente esteve também Dina Duarte, presidente da Associação de Vítimas do Incêndio de Pedrogão Grande. Como referiu, “este é um festival que nos liga e que liga territórios que casualmente não teriam ligação mas o fogo uniu-nos e isso foi forte e serve para a vida”, salientou. O incêndio de 2017, “levou 66 vidas mas trouxe-nos tantas outras, tanta solidariedade e um olhar diferente para o interior e os concelhos do interior não querem perder isso”, vincou.
Após a sessão de abertura decorreu uma palestra de Paula Mourão, intitulada "Manuel Alegre - Canto, cidadania".
Até domingo o FLII contará com exposições, apresentação de livros, debates, momentos musicais e leituras em ambiente escolar.

Partilhar: