
O projeto ‘Landscape Together’ foi inaugurado na passada sexta-feira, 26 de maio, na aldeia de Cunqueiros, concelho de Proença-a-Nova. Marcou presença, além dos presidentes das câmara que fazem parte deste projeto, também a Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.
Esta inauguração é uma consequência do Cortiçada Art Fest, que foi motivado pelos incêndios de 2017, no âmbito do programa de revitalização das comunidades por intermédio da cultura, e que deu ainda origem ao Roteiro de Arte da Cortiçada e ao Roteiro de Arte nas Linhas de Água.
O ‘Landscape Together’ é cofinanciado e premiado pelo Europa Criativa e Ana Abrunhosa deixou bem clara a importância deste projeto para este território afetado pelos incêndios de 2017. Lembrou ainda que a cultura é também sinónimo de desenvolvimento:
Ana Abrunhosa destacou ainda a importância que vão ter os vários eventos previstos no âmbito do ‘Landscape Together’, nomeadamente as residências artísticas, roteiros culturais e as oficinas de trabalho previstas para os cinco municípios do interior da região Centro que integram o projeto.
Por seu lado, Susana Menezes, Diretora Regional de Cultura do Centro (DRCC), salientou que nos próximos três anos os municípios que integram o projeto vão ser palco de um conjunto de eventos que vão promover e incluir as comunidades envolvidas:
Igualmente presente esteve Pedro Machado, presidente do Turismo do Centro de Portugal, que realçou a importância deste projeto também no âmbito turístico:
Este responsável voltou a lembrar que em 2022, a região Centro recebeu mais de sete milhões de turistas e salientou a necessidade de se criarem motivos de visita nos territórios.
Aos três municípios (Oleiros, Sertã e Proença-a-Nova), inicialmente envolvidos no projeto desenvolvido pelo escritório de arquitetura Marques de Aguiar (MAG), juntaram-se agora Pedrógão Grande e Idanha-a-Nova.
Esta cerimónia decorreu junto à Magmacellar, uma das peças de arte deixadas pelo Experimenta Paisagem. João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, reforçou a ideia de que esta ideia é importante para o território porque pode atrair turistas, mas é sobretudo importante por envolver as populações:
De referir que o ‘Landscape Together’, ao longo de quatro anos, vai desenvolver cursos de verão, mais de 70 oficinas, 16 eventos interdisciplinares, oito roteiros culturais, 18 residências artísticas, duas obras de arte permanente, oito exposições em seis países, entre outras iniciativas.
Está ainda prevista a cooperação e mobilidade entre mais de 90 artistas europeus e dos seus trabalhos.