
O galardão “Praia com Qualidade de Ouro” da Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza, distingue anualmente a qualidade da água balnear das praias de portuguesas, com base na informação pública oficial disponível, tendo exclusivamente em consideração as análises efetuadas nos laboratórios das diferentes Administrações Regionais Hidrográficas, explica a associação ambientalista.
Deste modo, este ano há menos 47 praias com "Qualidade de Ouro" mas, na nossa região, são muitas aquelas que mantém a qualidade há vários anos e que este ano repetem o ouro.
Assim, no concelho de Ferreira do Zêzere vai hastear a bandeira a Praia Fluvial da Castanheira – Lago Azul. Em Mação caberá às de Cardigos e Carvoeiro, em Oleiros será visível em Açude Pinto, Álvaro e Cambas e em Pampilhosa da Serra em Santa Luzia. Pedrógão Grande viu a Praia Fluvial do Cabril receber este galardão e em Proença-a-Nova será Fróia e Malhadal. Quanto à Sertã a qualidade de ouro cabe à praia da Ribeira Grande e Vila de Rei faz o pleno com as praias fluviais de Fernandaires, Penedo Furado, Bostelim, Pego das Cancelas e da Zona Balnear da Zaboeira.
Para receber a classificação de praia com “Qualidade de Ouro”, a água balnear tem de respeitar vários critérios, como uma qualidade da água “excelente” na classificação anual das cinco épocas balneares anteriores à última e todas as análises realizadas na última época balnear (2022) deverão ter apresentado resultados melhores em vários indicadores bacterianos.