REGIÃO/Covid-19: Casos em Proença-a-Nova continuam a aumentar

Situação parece estabilizada na Sertã.

REGIÃO/Covid-19: Casos em Proença-a-Nova continuam a aumentar

A Unidade Local de Saúde de Castelo Branco (ULSCB) atualizou esta tarde os números da Covid-19 na área do Pinhal Interior Sul (PIS), verificando-se um aumento de casos no concelho de Proença-a-Nova que hoje, dia 22 de outubro, chega aos 64 casos ativos (mais 9) em relação a 20 de outubro, último dia em que a Rádio Condestável atualizou os dados da Covid-19. Contactado pela Rádio Condestável, o presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, João Lobo, referiu que deste aumento, apenas um caso não está relacionado com o surto do ProençaLar. O caso que surgiu na comunidade está devidamente controlado, avançou ainda o autarca, uma vez que os familiares “já estavam em confinamento”, explicou.
Assim, neste momento o surto envolve 48 utentes, mais três do que na anterior atualização, e 12 funcionários, mais cinco, para um total de 60 infetados com o novo coronavírus pertencentes a este lar. Na comunidade continuam a contabilizar-se quatro casos positivos, continuando em vigilância 13 pessoas. Os novos casos infetados foram detetados no âmbito dos testes que têm estado a ser realizados junto dos utentes e funcionários que não estavam infetados no momento em que o surto foi detetado, encontrando-se já em isolamento. Recorde-se que continuam dois utentes hospitalizados e registaram-se dois óbitos. Os restantes utentes e funcionários encontram-se estáveis, acrescenta uma nota da autarquia proencense.
No sentido inverso está o concelho da Sertã que tem mantido uma tendência decrescente no número de casos ativos. Tem hoje 4 (igual). Oleiros tem 3 (igual) e Vila de Rei conta 1 (menos 1).
A ULSCB já divulgou os dados da Beira Interior Sul e no que ao concelho de Castelo Branco diz respeito há hoje 111 casos ativos, Idanha-a-Nova tem seis, Penamacor soma 47 e Vila Velha de Ródão continua sem registar casos de infeção.
Quanto ao nordeste do distrito de Leiria, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil de Leiria (ANEPCL), que passou a divulgar o número de casos apenas à sexta-feira, diz que em Castanheira de Pera não há casos a registar, mantendo-se assim como há uma semana atrás. Figueiró dos Vinhos tem 3 (mais 3) e Pedrógão Grande conta 4 (menos 10). Estes dados são facultados à ANEPCL pelo Agrupamento de Centros de Saíde do Pinhal Interior Norte.

Partilhar: