REGIÃO/Covid-19 – Surto em lar privado faz disparar casos em Proença

Há 43 utentes e cinco funcionários infetados. Casos descem na Sertã.

REGIÃO/Covid-19 – Surto em lar privado faz disparar casos em Proença

De acordo com os dados de hoje da Covid-19 relativos à área do Pinhal Interior Sul (PIS) e divulgados pela Unidade Local de Saúde de Castelo Branco (ULSCB) dão conta de um aumento significativo de infeções no concelho de Proença-a-Nova. Assim, hoje, dia 15 de outubro, o concelho de Proença tem 53 casos ativos (mais 50) que dia 12 de outubro, último dia em que a ULSCB atualizou os casos ativos do PIS.
Contactado pela Rádio Condestável, João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, disse tratar-se de um surto num lar privado. Há assim 43 utentes e cinco funcionários infetados. De acordo com o autarca “não há nenhum utente que inspire cuidados de maior. Estão estáveis e a receber medidas diferenciadas”. Entretanto, por indicação da Delegada de Saúde Pública do Agrupamento de Centros de Saúde do PIS, Manuela Vaz, vão ser feitos testes de 48 em 48 horas aos restantes utentes e funcionários do lar para “mitigar efeitos de contágio na comunidade”.
Por causa desta situação, a Segurança Social distrital e a ação social do município estão alerta no sentido de ser necessário algum reforço de funcionários na instituição. Também a Comissão Municipal de Proteção Civil vai continuar a monitorizar a situação para adaptar as medidas às circunstâncias.
Na restante área do PIS, o concelho da Sertã tem hoje 12 ativos (menos 8), Oleiros tem 1 (mais 1) e Vila de Rei conta 3 (igual).
A ULSCB ainda não divulgou os dados da Beira Interior Sul (BIS).
No nordeste do distrito de Leiria, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil de Leiria (ANEPCL) dá conta que nos concelhos de Castanheira de Pera e de Figueiró dos Vinhos não há casos a registar, mantendo-se a situação igual ao passado dia 8 de outubro, quanto a Pedrógão Grande tem hoje 14 ativos (mais 1) que a passada sexta-feira.
Os dados reportados pela ANEPCL são-lhe facultados pelo Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Interior Norte.

Partilhar: