REGIÃO/Incêndios: Governo já definiu freguesias prioritárias

Já está publicado, em Diário da República, o despacho que identifica as 1002 freguesias prioritárias para a fiscalização da gestão de combustível, no âmbito da defesa da floresta contra incêndios.

REGIÃO/Incêndios: Governo já definiu freguesias prioritárias

No mapa publicado, no concelho da Sertã só não é considerada prioritária a União de Freguesias de Ermida/Figueiredo. Estão assim na lista as freguesias de Cabeçudo, Carvalhal, Castelo, Pedrógão Pequeno, Sertã, Troviscal, Várzea dos Cavaleiros e as Uniões de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais, e de Cumeada/Marmeleiro.
Como relembra o governo num comunicado, “a identificação destas freguesias prioritárias permite uma eficiente utilização dos recursos humanos e técnicos das entidades envolvidas na fiscalização do cumprimento das regras de limpeza dos terrenos”.
No âmbito da identificação das freguesias prioritárias este ano, um dos prazos de fiscalização da gestão de combustível é “entre 16 maio e 30 de junho”, para os terrenos confinantes a edifícios em espaços rurais (numa faixa de 50 metros) e os aglomerados populacionais, parques de campismo, parques industriais, plataformas de logística e aterros sanitários em espaços florestais (numa faixa de 100 metros).
O outro prazo determinado é “entre 01 e 30 de junho”, para as redes viária, ferroviária e para as linhas de transporte e distribuição de energia elétrica em muito alta e alta tensão (numa faixa de 10 metros para cada um dos lados), bem como nas linhas de distribuição de energia elétrica em média tensão e na rede de transporte de gás natural (numa faixa de sete metros para cada um dos lados), segundo o despacho do Governo.
Noutros concelhos da nossa região, são freguesias prioritárias:
Oleiros - Álvaro, Cambas, Isna, Madeirã, Mosteiro, Oleiros-Amieira, Orvalho, Sarnadas de São Simão e Sobral.
Proença-a-Nova - Montes da Senhora, União das Freguesias de Proença-a-Nova e Peral e União das Freguesias de Sobreira Formosa e Alvito da Beira
Vila de Rei - Fundada e Vila de Rei
Vila Velha de Ródão – Fratel, Sarnadas de Ródão e Vila Velha de Ródão.
Pampilhosa da Serra – Cabril, Dornelas do Zêzere, União de freguesias de Fajão/Vidual, Janeiro de Baixo, Pampilhosa da Serra, Pessegueiro, Unhais-o-Velho e União de Freguesias de Portela do Fojo/Machio
Pedrógão Grande – Graça, Pedrógão Grande e Vila Facaia.
Mação – Amêndoa, Cardigos, Carvoeiro, Envendos, Ortiga e União das Freguesias de Mação, Penhascoso e Aboboreira.

Partilhar: