
Decorreu esta manhã de 18 de maio o V Mini Corta Mato Escolar, iniciativa organizada pelo Desporto Escolar do Agrupamento de Escolas da Sertã e onde participaram 500 atletas, alunos de todas as escolas do primeiro ciclo do referido agrupamento. O número alcançado este ano, e o conceito que envolve esta prova, fazem dela o maior evento escolar de desporto do concelho da Sertã, facto que deixa o AES satisfeito. O objetivo é ter uma manhã de festa e de convívio, onde subir ao pódio não é o mais importante, destacou o diretor do AES, José Carlos Fernandes:
Além da festa e do convívio, o fair play é sempre um dos valores que se pretende alcançar e nesta prova ele atingiu o ponto máximo com a atribuição do Cartão Branco à aluna Amélia Serrano que, perante a dificuldade de uma colega de prova, abdicou da sua participação para a ajudar, deu conta a professora coordenadora do desporto escolar, Sandra Almeida:
Perfilaram na linha de partida 500 atletas e o número deixou satisfeita a organização. Mas poderiam ter sido muitos mais se todos os encarregados de educação tivessem permitido a participação dos seus filhos neste evento, que serve igualmente para promover o desporto e realçar a importância que tem na saúde e no crescimento das crianças. Perante os tempos atuais, ajudar a quebrar o sedentarismo a que estão sujeitos é muito importante, referiu o professor Carlos Renato, responsável pelo 1º Ciclo do Ensino Básico e consequentemente pelas atividades desenvolvidas:
Provas como esta são de enaltecer, sustentou a vereadora Cristina Nunes, em representação da Câmara Municipal da Sertã, entidade que apoiou esta iniciativa. No seu entender, estas ações desportivas podem ser uma alavanca para incentivar o gosto pela corrida e futura integração no atletismo da Sertã, notou:
O Mini Corta Mato Escolar envolveu os alunos das escolas de 1º Ciclo da Cumeada, Várzea dos Cavaleiros, Castelo, Cabeçudo, Cernache do Bonjardim, Sertã e Pedrógão Pequeno.
De referir que ao nível do desporto escolar no AES, existe ainda o Corta Mato, destinado aos alunos do 2º e 3º ciclos e ensino secundário, que os apura para o Corta Mato Distrital e posteriormente para o nacional "onde a Sertã está sempre representada", deu ainda conta a professora Sandra Almeida.
Esta prova contou com os apoios do Município, SerQ, Bombeiros Voluntários, Junta de Freguesia e GNR, todas entidades da Sertã.