SERTÃ: Academia Sénior visitou Serra da Estrela

Visita cultural decorreu no passado mês de novembro

SERTÃ: Academia Sénior visitou Serra da Estrela

Integrada no seu Plano Anual de Atividades, a Academia Sénior da Sertã, após o início do ano lectivo, realizou uma visita cultural à Serra da Estrela. Aconteceu no início de novembro e esta visita cultural contou com a participação de cerca de cem participantes, entre alunos, professores e equipa de coordenação da Academia.
Como descreve a Câmara Municipal da Sertã em nota enviada à comunicação social, a viagem incluiu visitas à Torre (ponto mais alto da Serra da Estrela e de Portugal Continental), à aldeia de Folgosinho, no concelho de Gouveia, e ao Museu do Pão, no concelho de Seia.
Considerado uma das maiores referências da museologia em Portugal e o maior complexo dedicado à temática do pão em todo o mundo, o Museu do Pão revelou-se “uma experiência multissensorial sobre o património do pão português, possibilitando aos participantes recordarem memórias de antigamente. Constituiu uma oportunidade única para se deleitarem com a história e as atividades, cultivando a vontade de aprender, princípios comuns aos objetivos da Academia Sénior da Sertã”, lê-se na mesma nota.
No entender da vereadora da Ação Social na autarquia sertaginense, Cristina Nunes, “a Academia Sénior, é sem dúvida um projeto que traz bem-estar e confere qualidade de vida aos munícipes que vivenciam a terceira juventude”. “A palavra ‘sénior’ ou ‘idoso’ não são sinónimo de inatividade, bem pelo contrário, dão-nos o sinal que reconhecem que a aprendizagem é feita ao longo de toda a vida, podendo ser uma mais-valia na definição de novos objetivos e, por que não, de novos projetos de vida. Prova disto, foi esta visita à Serra da Estrela, que permitiu não só o convívio salutar, como a aquisição de novos conhecimentos (históricos e de tradições), no Museu do Pão, em Seia,” concluiu a autarca.
Esta visita cultural, realizada a 4 de novembro, decorreu na sequência do arranque do ano letivo 2022-2023 da Academia Sénior da Sertã, que iniciou a 10 de outubro. Recorde-se que a 7 de outubro, a Casa da Cultura da Sertã acolheu a apresentação pública do ano letivo, onde foram recebidos novos e antigos alunos e apresentados os professores, que exercem a função em regime de voluntariado. Foram também apresentados os horários das disciplinas e das temáticas a abordar ao longo do ano letivo entretanto iniciado, em que estão matriculados cerca de 160 alunos. Recorde-se que a oferta formativa inclui diversas disciplinas semanais: Agulha e Linha, Atividade Física, Bordado de Castelo Branco, Bordado Clássico, Cozinhar Com Emoção, Dança, Francês, História Mundial, Informática, Movimento e Respiração, Música, Pergamano, Pintura a Óleo, Pintura em Cerâmica, Pintura em Tecido e Temáticas Sociais.
Integram ainda aquela oferta temáticas mensais e quinzenais (Alimentos Funcionais, Inglês e História Local) e aulas avulsas (Finanças, Macramé, Movimenta a Mente e Tricotar Com Carinho).

Partilhar: