SERTÃ: Ano letivo da Academia Sénior começa em breve

Dia 4 de outubro.

SERTÃ: Ano letivo da Academia Sénior começa em breve

O ano letivo da Academia Sénior da Sertã começa no próximo dia 4 de outubro. Este será o 12º ano de funcionamento deste projecto, que pretende promover atividades educativas em regime não formal destinadas à população sénior do concelho.
As matrículas em vigor desde o ano letivo 2019/2020 mantêm-se válidas, não havendo pagamentos de inscrição. Ainda assim, todos os alunos foram contactados de forma a aferir a sua disponibilidade para retomarem as aulas, explica a câmara em nota enviada à comunicação social.
O período para novas matrículas encontra-se igualmente aberto, junto do Setor de Ação Social da Câmara Municipal da Sertã, ou seja todas as pessoas a partir dos 50 anos podem matricular-se, desde que saibam ler e escrever.
No ano letivo 2021/2022 vão manter-se em funcionamento as disciplinas do ano letivo anterior, nomeadamente Agulha e Linha, Alimentos Funcionais, Atividade Física, Aulas Avulsas, Bordado de Castelo Branco, Bordado Clássico, Cerâmica, Cozinhar com Emoção, Dança, Dress a Girl Academia Sénior, Francês, História Local e Regional, História Universal, Informática, Movimento e Respiração, Música, Pintura a Óleo, Pintura em Tecido, Pintura em Porcelana, Pergamano e Temáticas Sociais. Refira-se que os professores exercem a função em regime de voluntariado.
A câmara garante que está assegurado “o rigoroso cumprimento das normas recomendadas pela Direção-Geral da Saúde (DGS), dado que nos espaços em que recorrem as aulas é garantido o distanciamento físico entre os alunos, sendo obrigatório o uso de máscara é obrigatório havendo álcool gel à disposição dos participantes”.
Face ao contexto excecional provocado pela situação pandémica decorrente da Covid-19, que obrigou à suspensão das atividades presenciais da academia entre março de 2020 e maio de 2021, o atual momento é encarado como um desafio no retomar de uma certa normalidade no esforço de promoção do envelhecimento ativo e de combate ao isolamento social, problemáticas inevitavelmente agravadas pela pandemia.
De recordar que a Academia Sénior da Sertã surgiu no ano de 2010, fruto de parceria entre a Câmara Municipal e o CCD – Centro de Cultura e Desporto do Pessoal da Câmara Municipal da Sertã. Pretende ser um espaço de ensino não formal, através da criação, dinamização e organização regular de atividades de aprendizagem, culturais, recreativas e de convívio para e com a população sénior do concelho, fomentando o voluntariado social.

Partilhar: