SERTÃ: CLDS assinala Dia Europeu da Proteção das Crianças

Contra a Exploração e os Abusos Sexuais

SERTÃ: CLDS assinala Dia Europeu da Proteção das Crianças

Para assinalar o dia Europeu da Proteção das Crianças contra a Exploração e os Abusos Sexuais, a 18 de novembro (ontem), o CLDS 4G Sertã Envolve associou-se à Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) e o Agrupamento de Escolas da Sertã (AES), informou esta entidade em nota que dirigiu à nossa redação.
Assim, desde o dia 15 de novembro, o CLDS 4G e a CPCJ da Sertã encontram-se a dinamizar sessões de sensibilização de forma lúdica, sobre esta temática, junto das crianças do 1º ciclo do Ensino Básico, do concelho da Sertã, envolvendo 14 grupos/turmas e cerca de 320 alunos.
Pretende-se fazer prevenção, transmitindo às crianças os toques do “SIM” e os toques do “Não” através da leitura de uma história infantil, escrita com esta finalidade, acrescentou.
O Conselho da Europa instituiu este dia em 2015 e desde então tem sido assinalado todos os anos nos Estados-Membros da União Europeia.
A violência sexual contra as crianças pode assumir várias formas: abuso sexual no círculo familiar ou fora dele, pornografia e prostituição infantil, corrupção e solicitação sexual ou aliciamento sexual via internet.
A exploração e o abuso sexual de crianças são ainda uma realidade trágica para a nossa sociedade. Constituindo, estas, uma violação séria dos direitos das crianças e têm um efeito duradouro e de consequências prejudiciais para a vida inteira. "É neste contexto que o CLDS 4G, a CPCJ e o AES se juntaram com o intuito de promover a prevenção destes problemas junto das crianças", salientou.
Com este dia pretende-se ainda "aumentar a consciência pública acerca da exploração e abuso sexual de crianças e da necessidade de impedir tais atos bem como facilitar a discussão aberta sobre a proteção das crianças contra estes crimes e ajudar a prevenir e a eliminar a estigmatização das vítimas".
O Programa CLDS 4G é cofinanciado pelo POISE, Portugal 2020 e Fundo Social Europeu.

Partilhar: