SERTÃ: Conservatória retomou atendimentos presenciais do BUPi

Balcão Único do Prédio atende às terças e quintas-feiras.

SERTÃ: Conservatória retomou atendimentos presenciais do BUPi

A Conservatória do Registo Predial da Sertã, localizada na Alameda da Carvalha, retomou recentemente o atendimento presencial e gratuito para a representação gráfica georreferenciada (georreferenciação) dos prédios rústicos e mistos, designado por Balcão BUPi. Como avança a Câmara Municipal da Sertã, o atendimento do Balcão Único do Prédio, na Sertã, realiza-se às terças e quintas-feiras, sendo necessária marcação antecipada pelo 274 600 780.
A retoma do atendimento presencial permite dar continuidade ao Projeto Piloto do BUPi – Balcão Único do Prédio, iniciado em 2017, sendo a georreferenciação realizada por técnicos habilitados do Município da Sertã. A inscrição dos terrenos nas finanças não é suficiente, sendo que os direitos de propriedade dos terrenos agrícolas e florestais (rústicos) são garantidos somente com o registo na Conservatória do Registo Predial, acrescenta a autarquia.
O conhecimento dos limites das propriedades e a identificação da titularidade das propriedades é fundamental para salvaguardar o património para as futuras gerações.
A representação gráfica georreferenciada obtida através do BUPi e eventual usufruição da isenção de taxas associadas ao registo na Conservatória do Registo Predial, são gratuitas para o concelho da Sertã até 23 de agosto de 2023.

Georreferenciação – Modo Presencial no Balcão BUPi
Para realizar a delimitação das propriedades, presencialmente junto de um Técnico, os proprietários deverão apresentar:
- Cartão de Cidadão (ou Bilhete de Identidade e NIF);
- Caderneta predial com o número das matrizes de cada artigo rústico e urbano (no caso dos prédios mistos) ou informação para consulta no Portal das Finanças.
- Ficheiro digital com a delimitação de cada propriedade.
- Documento que comprove a titularidade direito de propriedade, se existir;
- Documento que comprove a legitimidade do promotor para dar início ao procedimento de RGG, se necessário.

Georreferenciação – Modo Esboço (online)
Caso não seja possível a deslocação até um Balcão de Atendimento Bupi, poderá sempre optar pelo modo de Esboço. Para o efeito, deverá o Cidadão/Proprietário aceder à Plataforma Online do BUPi (link: http://cidadao.bupi.gov.pt/AutenticacaoAMA/Index?ReturnUrl=%2FCidadao%2FIndex?utm_referrer=https%3A%2F%2Fbupi.gov.pt%2F) e autenticar-se com o Cartão de Cidadão ou Chave Móvel Digital. Neste caso os documentos deverão ser carregados diretamente e deverá indicar no mapa cada propriedade ou carregar um ficheiro com o limite de cada propriedade. Posteriormente e após submissão do esboço, os dados disponibilizados serão analisados por um técnico habilitado do Município, que avaliará e, caso esteja tudo em conformidade, procederá à sua validação.

O Balcão Único do Prédio permite aos cidadãos que contribuam para o ordenamento do território e para a valorização e proteção dos recursos naturais.

Partilhar: