SERTÃ: Consignação de IRS a favor de instituições concelhias

A nível nacional são cerca de 4400 entidades elegíveis para receber a consignação de 0,5% de IRS. No concelho da Sertã são, de acordo com o Município, seis.

SERTÃ: Consignação de IRS a favor de instituições concelhias

Está a decorrer o período de entrega da declaração de IRS e, como dá conta a Câmara Municipal em nota enviada à comunicação social, “o concelho possui seis entidades elegíveis para receber a consignação de 0,5% de IRS”.
Esta é uma forma simples de ajudar uma causa (social, cultural ou ambiental) sem custos para o contribuinte. Deste modo, o valor em vez de ficar na posse do Estado, passa para Instituições Particulares de Solidariedade Social, instituições religiosas, associações ou pessoas coletivas de utilidade pública.
Deste modo, e como enumera a autarquia, “a nível nacional são cerca de 4400 entidades, sendo que no concelho da Sertã são seis as entidades elegíveis, ou seja:

- Associação Humanitária Bombeiros Voluntários Cernache do Bonjardim - 501289208
- Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Sertã – 501120866
- Centro Social Nossa Senhora da Assunção - Castelo - 503627887
- Centro Social Nossa Senhora da Confiança de Pedrógão Pequeno – 503779750
- Centro Social São Nuno de Santa Maria – 500867844
- Irmandade da Santa Casa da Misericórdia da Sertã – 501422595"

Quando preencherem a declaração, os interessados que pretendam apoiar uma entidade deverão colocar o nif da entidade que desejam apoiar no quadro 11 do Rosto da Declaração de IRS, assinalando com um X a opção pretendida.
A entrega da declaração decorre até 30 de junho e a consignação de 0,5% de IRS não tem qualquer custo para o contribuinte, sendo que, em caso de reembolso não recebe menos e em caso de imposto adicional não pagará mais. A consignação de IRS é uma ação de solidariedade que permite ajudar uma causa do concelho sem qualquer custo nem perdas de benefícios.

Partilhar: